Como Testar DIACs

O que são
Diacs são elementos de disparo normalmente usados em circuitos com triacs, conforme mostra a figura 1.



Esses componentes entram em condução com tensões que variam entre 20 e 40 V, quando então passam a apresentar baixa resistência, isso em qualquer sentido de polarização.

 


O que Testar
Uma medida da resistência em qualquer sentido simplesmente revela quando um Diac está em curto, mas não revela qualquer característica de seu funcionamento normal. Para um teste completo é preciso usar um circuito que provoque o seu disparo. Por  esse motivo, o melhor teste e mais completo é o que faz uso de um circuito de prova.

Instrumentos Usados
Provador de continuidade
Multímetro
Circuito de Teste
Traçador de curvas e osciloscópio

 


O teste
Damos a seguir alguns testes básicos que podem ser feitos para revelar o estado de um DIAC.

 


1.  Multímetro e Provador de Continuidade
Esse teste apenas revela os casos em que o diac está em curto. Se estiver bom, não podemos ter certeza disso, pois será preciso usar o circuito de teste.

Procedimento
a)Coloque o multímetro numa escala baixa de resistências (ohms x1 ou ohms x10 se for analógico ou 200/2000 ohms se for digital). Para os tipos analógicos, zere-o antes de usar. No caso do provador de continuidade, basta colocá-lo em condições de funcionar.

b)Retire o DIAC do circuito e faça a medida das resistências no sentido direto e no sentido inverso.

A figura 2 mostra como essa prova deve ser realizada.

 


2. Circuito de teste
Um circuito de teste para a prova de Diacs comuns é mostrado na figura 3.




Neste circuito o instrumento tanto pode ser um osciloscópio como um multímetro comum em escala apropriada de tensões DC. A fonte de tensão deve ser ajustável (variac) partindo-se de zero volt/

 


Procedimento
a)Desligue o diac do circuito em que se encontra e ligue-o no circuito de prova. Lembramos que esses componentes não possuem polaridade.
b)Ligue o instrumento de prova na saída do circuito.
c)Alimente o circuito e aumente a tensão gradualmente observando a tensão indicada ou a forma de onda.

 


Interpretação da Prova
Chega-se a um ponto do ajuste em que a tensão cai abrutamente mostrando o disparo do componente. Se isso não ocorrer o diac tem problemas. Com esse procedimento é possível também determinar a tensão de disparo do diac. Repita a prova invertendo o diac para verificar se ele dispara igualmente nos dois sentidos.

 


Prova com o Osciloscópio
Na figura 4 mostramos com o testar um diac usando o traçador de curvas. Observe que o diodo do traçador é retirado, pois sendo o diac bilateral, devemos testar seu disparo nos dois sentidos.



Também é preciso observar que o transformador do traçador deve fornecer uma tensão maior do que a necessária do disparo do diac, normalmente acima de 20 V. Veja que uma simples fonte de tensão alternada (transformador) pode substituir o traçador de curvas em um circuito semelhante (resistor limitador e resistor sensor). Na figura mostramos em (a) o circuito e em (b) a característica de disparo bilateral do diac. Esse circuito foi simulado no Multisim 9 para um Diac comum.

Artigos Relacionados

Buscar Componentes

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group

LIVROS TÉCNICOS

              

Passado e Futuro
Estuda o passado se quiseres adivinhar o futuro.
Cunbfúcio (551-479 a.C.) - Analecta

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)