Semelhante a um Band-Aid, essa nova bateria tem espessura na escala de milímetros podendo ser fixada ao corpo. A nova bateria recarregável é ideal para alimentar vestíveis e estuda-se a possibilidade dela ser recarregada pelo próprio calor do corpo através de sensores especiais.
Desenvolvida por cientistas da universidade de IIlinois (USA), esta nova bateria é feita totalmente de um material flexível podendo ser aplicada diretamente à pela, conforme mostra a foto.
A nova bateria de lítio-íon pode ser dobrada com facilidade em até 300% e mesmo assim continuar a fornecer energia normalmente.
O projeto teve início em 2013 por uma equipe formada por John Rogers e outros, cuja ideia é enfrentar o desafio de fabricar uma bateria que fosse compacta e ao mesmo tempo mantivesse a performance.
Acrescentando células solares, biossensores e chips e outros recursos a ideia é inovar o projeto com uma solução de recarga automática para integrar uma grande quantidade de aplicações.
Uma possível aplicação em vestíveis seria uma roupa capaz de monitorar toda a atividade de seu corpo 24 horas por dias, com recarga automática pelo próprio calor do corpo.
A densidade de armazenamento de energia é da ordem de 1,1 mAh/cm2 e ainda existe a possibilidade da recarga ser feita através de sistemas sem fio.
Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.
Leia mais...