Bateria Flexível Para Vestíveis (IOT004)

Escrito por Newton C Braga

Semelhante a um Band-Aid, essa nova bateria tem espessura na escala de milímetros podendo ser fixada ao corpo. A nova bateria recarregável é ideal para alimentar vestíveis e estuda-se a possibilidade dela ser recarregada pelo próprio calor do corpo através de sensores especiais.

Desenvolvida por cientistas da universidade de IIlinois (USA), esta nova bateria é feita totalmente de um material flexível podendo ser aplicada diretamente à pela, conforme mostra a foto.

 


 

 

A nova bateria de lítio-íon pode ser dobrada com facilidade em até 300% e mesmo assim continuar a fornecer energia normalmente.

O projeto teve início em 2013 por uma equipe formada por John Rogers e outros, cuja ideia é enfrentar o desafio de fabricar uma bateria que fosse compacta e ao mesmo tempo mantivesse a performance.

Acrescentando células solares, biossensores e chips e outros recursos a ideia é inovar o projeto com uma solução de recarga automática para integrar uma grande quantidade de aplicações.

Uma possível aplicação em vestíveis seria uma roupa capaz de monitorar toda a atividade de seu corpo 24 horas por dias, com recarga automática pelo próprio calor do corpo.

A densidade de armazenamento de energia é da ordem de 1,1 mAh/cm2 e ainda existe a possibilidade da recarga ser feita através de sistemas sem fio.