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Ligue o Fusca – Uma forma de ensinar a soldar e a programar (ART4182)

Este kit desenvolvido por Carmen Sforza e Cris Samária é extremamente simples, e foi pensado para aqueles que nunca fizeram uma solda, mas uma grande ferramenta para o ensino de tecnologia. Com um tema lúdico de um Fusca, dois LEDs, dois resistores e uma fita condutora é possível acender o gosto do futuro maker por eletrônica.

Quando participei do Arduino Day na cidade de Mauá na Grande São Paulo, deparei-me com uma mesa cheia de pessoas se apertando para ver uma oficina, onde algumas professoras faziam encaixes de alguns componentes eletrônicos numa placa MDF com o formato de um Fusca. Para a minha surpresa era uma oficina de solda bem no estilo “raiz”. Após conversar com a Carmen e a Cris sobre o projeto que elas criaram, resolvi trazer aos amigos do INCB os conceitos deste kit bem interessante e simples, que em nosso ponto de vista, pode ser uma ferramenta útil para os pais e professores que desejam ensinar aos seus filhos e alunos os primeiros passos da eletrônica.

Também vejo como uma ótima oportunidade para as escolas incrementarem os eventos extracurriculares, pois as escolas poderão abrir um espaço para as oficinas, onde os alunos (ou a escola) compram os kits e executam os passos a seguir com a ajuda de um professor. Caso a escola não tenha um professor apto a ensinar a soldar, poderá entrar em contato com a própria Carmen ou a Cris para agendar um dia para as oficinas.

 

O Kit

O Kit “Ligue o Fusca” pode ser configurado conforme a necessidade da turma que participará da oficina. Este kit pode ser usado ou somente para o ensino da solda, ou como também conectá-lo ao Arduino e ensinar programação direta com o resultado no mundo físico.

Na foto abaixo temos um exemplo dos diversos kits do “Ligue o Fusca”.

 

 


 

  

O Material básico é composto de 2 LEDs, 2 Resistores, Fita Condutora, a Placa no formato do Fusca e dependendo do kit um conector para o Arduino ou para o suporte da pilha botão. Junto com o kit temos um pequeno folheto com as instruções e um QR-Code para acesso a mais informações, além do recurso à realidade aumentada da montagem.

 

Montando a Bancada

Antes de começarmos a soldar é importante deixar o local de trabalho limpo e com os materiais necessários ao acesso da pessoa que realizará a solda. Conforme mostra a próxima figura, precisaremos de Ferro de Soldar (a), Estanho (b), Sugador de Solda (c), Suporte para o Ferro de Solda (d) e uma Esponja (e) para limparmos o Ferro de Solda de tempos em tempos.

  


 

 

 Um vídeo que mostra como fazer uma boa solda e como utilizar este material de bancada você poderá assistir neste vídeo abaixo.

 

https://youtu.be/4hDtz2X88yA 

 

Lembrando que o ferro de soldar precisa de uma atenção maior quando ensinamos a solda para os pequenos. Uma técnica que utilizo quando ensino os alunos do Fundamental I a soldar, é pegar o ferro de soldar quente e encostar a ponta num pedaço de isopor ou garrafa plástica, pois assim eles poderão ver o perigo que é encostar na ponta do Ferro de Soldar. Numa segunda etapa, peço que ele coloque o estanho no ponto de solda enquanto seguro o ferro, neste momento seguro a mão que o aluno(a) não está utilizando. Numa terceira etapa o aluno (a) é que utiliza o ferro de soldar, e eu com uma mão seguro o estanho e com a outra seguro a mão que o aluno(a) não está utilizando, desta maneira o futuro engenheiro(a) não terá como tocar na ponta quente. Finalmente peço que o aluno(a) faça tudo sozinho, porém sempre atento ao ferro de soldar, de forma que possa puxá-lo a qualquer momento. Assim, com a prática, o aluno(a) trabalhará a coordenação motora fina.

 

Mão na massa

O kit já vem com a furação correta onde os componentes deverão ser inseridos, porém é importante lembrar que os LEDs tem a posição correta (positivo é a perna mais longa e o negativo a mais curta onde o negativo fica ligado numa mesma trilha).

O primeiro passo é colar a fita condutora na placa, bem próximo aos furos, unindo os furos conforme a foto abaixo.

 

 


 

 

 Note que a fita liga um furo a outro de forma a conectar os componentes como no esquema representado abaixo. Esta ligação é para o projeto que podemos utilizar o Arduino para piscar os LEDs.

  


 

 

Para o projeto que não utiliza o Arduino, mas somente a pilha botão, o esquema de ligação é mostrado abaixo.

 


 

 

Depois que colamos TODAS as fitas condutoras, colocaremos os componentes, sendo o LED primeiro, lembrado de colocá-lo na posição correta (Positivo e Negativo). Para não termos problemas de curto-circuto, cortamos parte das “pernas” dos LEDs, deixando uma parte pequena onde será dobrado sobre a fita condutora, conforme a próxima foto.

 


 

 

 

O mesmo procedimento deve ser realizado com os resistores, conforme podemos ver na próxima sequência de fotos.

 

 


 

 

 

 

E finalmente vem a solda em si. Porém é importante lembrar que a fita condutora, uma vez cortada e colada sobre outra fita, não existe condução de energia, e por este motivo, para cada emenda é preciso colocar um pingo de solda, como é possível ver na foto a seguir.

 

 

 


 

 

 

Notem que a placa tem uma sequência de furos nos quais não soldamos nada, isso porque cada aplicação tem sua ligação. Os dois furos ao centro são para a colocação do suporte de pilha ou para a inserção de um buzzer e os furos de baixo para a conexão com o Arduino. A foto a seguir ilustra isso.

 


 

 

 

Conclusão

Para ensinar eletrônica nas escolas necessitamos de espaço, porém o mais difícil é conseguir materiais de baixo custo e de fácil acesso aos primeiros passos na eletrônica. As escolas podem oferecer um dia extra de engenharia, onde os alunos ao terminarem a solda levam para casa um fusquinha que acende LEDs, podendo ser programado via Arduino, o que é muito motivador.

Abaixo deixo o contato para as escolas, pais e outros interessados no assunto para adquirir os kits ou entrar em contato com as criadoras do projeto “Ligue o Fusca”.

 

https://www.fuscaarduino.com.br/ 

https://www.instagram.com/ligueofusca/ 

 

 

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N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

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