Tensão de Ruptura de um Capacitor (M099)

Se a tensão entre as armaduras de um capacitor ultrapassar certo valor, uma ruptura (breakdown) ocorre. O dielétrico se torna um condutor e o capacitor é danificado pela faísca que é produzida. A tensão máxima que pode ser aplicada a um capacitor sem que ocorra a ruptura é denominada tensão de ruptura ou breakdown voltage se adotarmos o termo em inglês. Esta tensão pode ser calculada pelas fórmulas seguintes:

 

 

Fórmula 1

Vb = Ds x d

Onde:

Vb é a tensão de ruptura em volts (kV)

Ds é a rigidez dielétrica em kV/m do material usado (ver almanaque)

D é a distância entre as placas ou espessura do dielétrico em milímetros

 

Fórmulas derivadas:

Fórmula 1

 

Fórmula 2


 

Exemplo de aplicação:

Calcular a tensão máxima que pode ser aplicada entre as armaduras de um capacitor formado por duas placas separadas por uma distância de 5 mm e tendo uma placa de vidro como dielétrico.

 

Dados:

D = 5 mm

Ds - 20 kV/mm (ver almanaque)

Vb = ?

 

Aplicando a fórmula 1

Vb = 20 x 5 = 100 kV

Opinião

Novidade de Final de Mês (OP150)

Desde que começamos a manter este site não paramos e a nossa meta de colocar pelo menos 5 artigos novos por dia tem sem mantido. E, pelo nosso estoque de matéria, vamos manter este ritmo por muito tempo mais ainda. São milhares de artigos e circuitos que temos e também na nossa programação muitos livros novos que serão publicados gradualmente à medida que formos terminando ou recuperando cada um com as devidas atualizações.

Leia mais...

Rir
Geralmente ri por último quem compreendeu a piada por último. (He who toughs lost is generally the last to get the joke.)
Terry Cohen em The Penguin Dictionary of Modern Quotations. - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)