Tensão de Ruptura de um Capacitor (M099)

Se a tensão entre as armaduras de um capacitor ultrapassar certo valor, uma ruptura (breakdown) ocorre. O dielétrico se torna um condutor e o capacitor é danificado pela faísca que é produzida. A tensão máxima que pode ser aplicada a um capacitor sem que ocorra a ruptura é denominada tensão de ruptura ou breakdown voltage se adotarmos o termo em inglês. Esta tensão pode ser calculada pelas fórmulas seguintes:

 

 

Fórmula 1

Vb = Ds x d

Onde:

Vb é a tensão de ruptura em volts (kV)

Ds é a rigidez dielétrica em kV/m do material usado (ver almanaque)

D é a distância entre as placas ou espessura do dielétrico em milímetros

 

Fórmulas derivadas:

Fórmula 1

 

Fórmula 2


 

Exemplo de aplicação:

Calcular a tensão máxima que pode ser aplicada entre as armaduras de um capacitor formado por duas placas separadas por uma distância de 5 mm e tendo uma placa de vidro como dielétrico.

 

Dados:

D = 5 mm

Ds - 20 kV/mm (ver almanaque)

Vb = ?

 

Aplicando a fórmula 1

Vb = 20 x 5 = 100 kV

Opinião

Nem todos acompanham as mudanças (OP133)

No nosso ramo de tecnologia, as mudanças são constantes e irreversíveis, o que parece ainda não ser assimilado por muitos. Mesmo diante de fatos concretos que afetam nosso dia a dia, muitos parecem insensíveis, e se mantém firmes adotando procedimentos e ideias que a cada dia se tornam mais ultrapassadas. O resultado disso é inevitável, a piora das condições de negócios e a falência cada vez mais próxima.

Leia mais...

Inteligível
Quando não somos inteligíveis é porque não somos inteligentes. (Quando n nest pas intelligible, cest quon nest pas intelligent.)
Victor Hugo (1802 1885) Montão de Pedras - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)