Em nosso artigo MA090 (Poluição Visual e Ritmo Circadiano) alertamos sobre os efeitos da luz azul em excesso sobre o ritmo circadiano, afetando nosso sono e mesmo nosso bem estar. No entanto, na ocasião não detalhamos a possibilidade que temos de nos proteger usando filtros, recursos que muitos celulares têm embutidos na forma de aplicativos. Neste artigo tratamos desse assunto.

Para orientar melhor os leitores, repetimos um trecho de nosso artigo.

Ritmo Circadiano

Temos um relógio biológico que determina o funcionamento de nosso organismo segundo o ciclo do dia e da noite. Durante o dia estamos despertos e ativos para realizar as atividades normais e à noite, o organismo relaxa nos levando a um estado de sonolência preparando-nos para o repouso.

Este ciclo do dia e da noite sincroniza nosso relógio biológico determinando o que se denomina ritmo circadiano.

O bem estar das pessoas e até mesmo sua saúde estão influenciados por esse ritmo. Nosso organismo precisa acompanhar este ritmo para que tenhamos uma vida normal.

No entanto, com a tecnologia estamos alterando este ritmo e com isso alterações importantes começam a ser notadas nas pessoas que são diretamente afetadas pela nãoobservância desse ritmo.

Se bem que possamos citar como exemplo as pessoas que trocam o dia pela noite em suas atividades profissionais, existem outros fatores que devem ser levados em conta e que até precisam ser considerados pelas autoridades que cuidam da nossa saúde.

 

A Luz é Importante

Segundo estudos realizados em diversas universidades, a responsabilidade pela percepção das mudanças entre o dia e a noite está nas células de nossos olhos que reconhecem a luz azul.

Esses estudos mostram também que a temperatura da luz acima de 5000º K suprime a produção de melatonina (MLT) que é o hormônio produzido durante a noite e que regula o ritmo circadiano no organismo.

Segundo se afirma também a exposição a uma radiação que corresponda a essa temperatura faz com que a redução da melatonina (MLT) torne o organismo sensível ao câncer de mama, cólon-retal e próstata.

Pelo que vimos no trecho acima, de nosso artigo MA090, o fato de usarmos nossos celulares e computadores com a tela muito clara e uma forte componente de luz azul pode ser responsável por certos problemas como, por exemplo, a insônia.

Podemos evitar esse fato, levando nosso organismo a um sincronismo melhor com o dia e a noite se reduzirmos a componente azul da tela, e isso pode ser feito através de aplicativos.

 

Os filtros

Muitos celulares com sistema operacional Android possuem filtros disponíveis que basta programar, para retirar o azul, ou pelo menos diminuir sua intensidade.

No caso dos computadores, basta utilizar os ajustes do monitor de vídeo diminuindo-se a componente azul da tela.

Pode ficar desagradável nos casos em que se assistem filmes ou se trabalha com imagens, mas se o caso for jogos ou textos, a diferença não será notada.

Para o caso dos celulares temos diversos como:

 

Luz Auto Brightness

Este aplicativo permite ajustar brilho e cores da tela do celular. O download pode ser feito em:

http://www.baixaki.com.br/android/download/lux-auto-brightness.htm

 

CF Lumen

Mais um aplicativo que permite ajustar a cor da tela de modo que à noite as pessoas não percam o sono devido à forte componente azul normal. Pode ser baixado em:

http://www.baixaki.com.br/android/download/-root-cf-lumen.htm

 

Twilight

Finalmente temos outro aplicativo, justamente feito em função do ritmo circadiano, conforme bem tratamos em nosso artigo e que pode ser baixado em:

http://www.baixaki.com.br/android/download/twilight.htm

 


 

 

Além desses, existem muitos outros que podem ser encontrados a partir de uma pesquisa no Google.

Basta entrar com a palavra Aplicativos brilho de tela e muitos resultados aparecem para que o leitor escolha o melhor para seu caso.