Os Wearables invadiram o mundo, seja na área da saúde, entretenimento e na área Fashion. Hoje quero apresentar a vocês um projeto bem legal, envolvendo Arduino em circuitos vestíveis usando fitas de LEDs em uma saia de tule, gerando efeitos bem legais.

MIC025S

Simples de montar este vestível (wearable) pode fazer sucesso na área Fashion. Vamos aos materiais:

 

Figura 1- Projeto Shine Skirt (Fonte: própria)
Figura 1- Projeto Shine Skirt (Fonte: própria)

 

 

Lista de materiais:

  • 1 placa Adafruit Flora (ou Gedeaninha ou Lilypad Arduino)
  • Saia de tule colorida;
  • 3 baterias 3,7V modelo 18650 ou Power bank com duas ou mais cargas
  • Fios coloridos
  • Fios finos de cobre esmaltado (de enrolamento de contator, por exemplo)
  • Ferro de solda
  • Solda em rolo (estanho)
  • 1 Switch liga/desliga
  • 5m de fita de LED endereçável WS2812B
  • Fita dupla face
  • Multímetro

 

 

Montagem:

Meça o comprimento das fitas de LED na vertical sobre a saia e recorte onde estiver indicado na fita. Há os locais certos para cortar e emendar, eles estão com pequenos pads com cor de cobre. Dependendo do tamanho da saia, não será possível colocar em todas as divisões da saia (com 5m de fita).

Coloque a placa na região da cintura, centralizada. Para este projeto, foi utilizada a Gedeaninha, que possui 8 pinos de entrada/saída e entrada micro USB. Será utilizado somente um pino, foi utilizado o pino 3 para envio de sinal para as fitas.

Coloque as fitas com fita dupla face nas partes centrais das cores. Observe o sentido da fita, pois é importante para que o efeito aconteça. Veja na próxima figura como acontecerá o sentido do efeito luminoso:

 

Figura 2 – Sentido do efeito luminoso (Fonte: própria)
Figura 2 – Sentido do efeito luminoso (Fonte: própria)

 

A primeira fita deve ser colocada com a seta de indicação para baixo, a seguinte com a seta para cima e assim por diante. A seta de indicação fica entre as emendas da fita, conforme imagem:

 

Figura 3- Detalhe fita de LED (Fonte: própria)
Figura 3- Detalhe fita de LED (Fonte: própria)

 

Use um fio para conectar o pino de dados (no meu caso, pino 3) e o pino DI da primeira fita. Faça a conexão, descascando as extremidades e passando solda em rolo (estanho) com auxílio do ferro de solda. Una as partes com solda para finalizar. Verifique se está tudo firme e não há ‘solda fria’.

Para envio de dados de uma fita para outra, são necessários fios de cobre esmaltados bem finos nas bordas da saia e na cintura. Estes fios são soldados entre os pinos DI das fitas, conforme orientação da seta. Para utilizar os fios, basta esquentar as bordas com o ferro de solda até sair o esmalte e passar um pouco de estanho. O interessante de utilizar estes fios é que não entram em curto circuito quando se encostam, pois estão isolados pelo esmalte.

 

Figura 4- Fio esmaltado (Fonte: própria)
Figura 4- Fio esmaltado (Fonte: própria)

 

Utilize as baterias em paralelo (ligar positivo com positivo e negativo com negativo) para maior corrente, pois as fitas têm um consumo elevado se usadas por muito tempo. Se tiver um power bank de boa capacidade, pode ser utilizado. Abra o aparelho e meça com multímetro de onde vêm os pinos positivo e negativo das baterias internas e solde dois fios coloridos com cerca de 30 cm (de cores diferentes) nestes pads. Cuidado para não encostar os fios positivo e negativo da bateria.

Coloque um switch liga/desliga (para interromper a ligação) entre o 5 V da fita e o (+) do Arduino utilizado. Os pinos GND (ou negativo (-)) devem ser ligados todos juntos.

 

Figura 5- Detalhe ligações (Fonte: própria)
Figura 5- Detalhe ligações (Fonte: própria)

 

 

Programação

Há duas bibliotecas para facilitar a programação da placa através da IDE Arduino. Usaremos exemplos prontos dela, porém podem ser personalizadas conforme seu estilo.

A primeira é o exemplo fornecido através da Adafruit, pela biblioteca Adafruit NeoPixel. Você pode realizar o download aqui.

A instalação da biblioteca pode ser feita com o arquivo compactado (com extensão .zip). Depois de baixar o arquivo compactado, abra a IDE Arduino, no menu Sketch => Incluir biblioteca => Adicionar biblioteca .zip.

Se a instalação estiver correta, aparecerá no canto inferior direito que a biblioteca foi incluída com sucesso.

Após estes passos, vá em Arquivo => Exemplos => Adafruit NeoPixel => Strandtest.

Abrirá uma nova janela contendo um exemplo para utilização da biblioteca, contendo diversos efeitos luminosos.

Realize as alterações a seguir no código:

#define PIN 6

O pino 6 define qual pino fará o envio de dados para a fita (DI). Foi utilizado o pino 3 no nosso exemplo acima. Caso queira escolher outro pino, lembre-se de alterar a montagem do projeto.

Adafruit_NeoPixel strip = Adafruit_NeoPixel(60, PIN, NEO_GRB + NEO_KHZ800);

O 60 significa o número de LEDs em sua fita no projeto. No meu exemplo, utilizei por volta de 200, então altere para o número de pixels que utilizará, senão somente 60 LEDs ficarão acesos.

Realize a gravação do sketch na placa. No caso da Gedeaninha, é necessário apertar o botão RESET para que a gravação seja concluída (modo de bootloader).

Há uma outra biblioteca que pode ser usada, a LightWS2812. Como realizar download e instalação, abra o link aqui e siga as instruções.

Ao término, abra um exemplo de utilização na IDE Arduino chamado Blynk. Arquivo => Exemplos => LightWS2812 => Blynk.

Realize as alterações no código:

WS2812 LED(1); // 1 LED

1 significa que há apenas um LED neopixel para ser controlado. Conte quantos há em sua fita e altere este número.

LED.setOutput(9); // Digital Pin 9

Da mesma forma que no exemplo anterior, o pino 9 define qual pino fará o envio de dados para a fita (DI). Foi utilizado o pino 3 no nosso exemplo acima. Caso queira escolher outro pino, lembre-se de alterar a montagem do projeto.

value.b = 255; value.g = 0; value.r = 0;

Estes são os índices das cores do neopixel. Eles variam entre 0 e 255. Para colocar a cor desejada, verifique a tabela abaixo:

 

Figura 6 – Tabela simplificada RGB (Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNXozHR99hRbEqWivui-6KuUsx8ZjUnoWgk-pVefDoF8x7G7Rg)0
Figura 6 – Tabela simplificada RGB (Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSNXozHR99hRbEqWivui-6KuUsx8ZjUnoWgk-pVefDoF8x7G7Rg)0

 

Para alterar para o valor desejado, altere:

value.b = índice azul (blue)

value.g = índice verde (green)

value.r = índice vermelho (red)

O projeto pronto ficou assim:

 

Figura 7- Projeto Shine Skirt aceso(Fonte: própria)
Figura 7- Projeto Shine Skirt aceso(Fonte: própria)

 

Espero que tenham curtido este projeto, que pode ser adaptado para qualquer peça de roupa que utilizar. Aguardem os próximos artigos aqui no site!