Conheça esta placa brasileira que reúne a plataforma do Arduino Nano, com diversos protocolos de redes sem fio, úteis para a criação de projetos para a Internet das Coisas

Não tem como negar que a plataforma do Arduino veio para ficar no mundo da eletrônica, sendo a porta de entrada para muitos técnicos e engenheiros de eletrônica , o Arduino tem uma plataforma fácil de usar além da quantidade enorme de exemplos disponível na internet.

Existem diversos tipos de placas que utilizam o Arduino como base, como é o caso do Waldunano IoT, que une o mundo do Arduino com os protocolos de redes sem fio para projetos de Internet das Coisas.

Neste artigo veremos as funcionalidades desta placa e como ela pode ajudar nos seus projetos sobre Internet das Coisas. Na figura abaixo temos a placa encontrada a venda no mercado nacional.

 

Figura 1
Figura 1

 

A Waldunano teve como foco principal a facilidade dos conectores na hora de projetar, para quem já utilizou algumas placas de Arduino com os seus conectores padrões, sabem como ficamos limitados quando temos mais de um shield para conectar à placa. Como podemos ver na placa , como também no diagrama abaixo, vemos que temos 6 fileiras de conectores , sendo duas fileiras de conectores para +5V, outras duas para o GND e finalmente duas para os pinos do Arduino Uno, isso dividido 3 para cada lado , facilitando as diversas conexões que teremos que realizar.

 

Figura 2 -Diagrama de Blocos do Waldunano IoT
Figura 2 -Diagrama de Blocos do Waldunano IoT

 

A Waldunano também agrega outros dispositivos como ESP8266-01(IOT), Bluetooth, Xbee e também a conexão de um Display Nokia 5110, tornando a Waldunano uma Placa Multi plataforma, dando a possibilidade de o usuário desenvolver vários projetos sem a necessidade de outras placas

 

A placa possui :

  • Entrada VIN 7,5 a 12 VDC.
  • Led Power (Vermelho) indica placa ligada
  • Led 3,3V (Verde) indica tensão 3,3 V para p ESP
  • Proteção contra inversão
  • Conexão livre para os pinos do display
  • Header fêmea e macho para conexão display.
  • Header fêmea conexão serial (Pinos VCC - Pinos TX e RX ligados diretamente no RX e TX do Arduino Nano
  • Conexão padrão para o ESP
  • Pinos TX e RX do ESP conectados através de jumpers de seleção nos pinos 2 e 3 do Arduino Nano.

 

Na figura 3 temos uma visão da placa e as indicações de cada slot de conectores e componentes.

 

 

 

Figura 3
Figura 3

 

 

Com todas estas características, tornam a Waldunano uma boa opção para o desenvolvimento de Projetos IOT, Automação Wifi, Controle Via Bluetooth, Redes com Módulo XBee (Mash) e etc.

Vale lembrar que a Waldunano também pode ser uma ótima opção para os iniciantes, basta conectar um Arduino Nano e você terá uma placa completa para o início de Projetos sem a necessidade dos outros Devices (Display, ESP, Bluetooth). Sendo assim o usuário iniciante pode ir evoluindo de acordo com suas necessidades.

 

Alguns pontos que fazem a diferença na Waldunano

A utilização de dispositivos mais utilizado e popular no Mundo Maker:

  • Arduino Nano
  • ESP8266-01
  • Bluetooth
  • Xbee
  • Display Nokia

 

- Vários pontos de conexão de VCC e GND sem a necessidade de Protoboard.

- Regulador 3,3V exclusivo para o ESP dando estabilidade para os Projetos.

- LEDs Indicadores.

- Fácil conexão em todos os pontos.

- Descrição de todos os Pinos na PCI.

- A possibilidade de funcionamento somente com o Arduino Nano (Arduino Completo).

- Suporte e Garantia ao Usuário.

 

Está a disposição no Canal da Projetos Eletrônicos no Youtube, vários vídeos de exemplos e muitas dicas para sua utilização. Em breve estarão disponíveis os sketches de exemplos utilizando vários periféricos.

 

http://www.youtube.com/ProjetosEletronicos  .

 Autor: Waldyr Reis