NOSSAS REDES SOCIAIS -

Raspberry Pi 3B: do zero ao uso com Linux (MIC369 )

A Raspberry Pi 3B é, atualmente, uma das mais utilizadas SBC (Single-Board Computer) em todo o mundo. E isso não é à toa, uma vez que ela oferece muitos recursos para desenvolvimento de projetos, tais como: GPIOs, protocolos de comunicação (I²C, SPI, UART, etc.), quatro portas USBs, HDMI, conectividade à Internet (wi-fi e cabeada), conectividade Bluetooth, suporte a sistemas operacionais robustos (como distros de Linux, por exemplo) e muito mais.

 

Dados o poder computacional e a grande gama de conectividade desta placa, assim como a sua importância no desenvolvimento de projetos que necessitam de um sistema operacional robusto, este artigo mostrará a você como preparar a sua Raspberry Pi 3B para uso, do zero até o uso da mesma com Linux (com distribuição Raspbian).

 

Materiais necessários

  • Para conseguir fazer o proposto neste artigo, você precisará de:
  • Uma Raspberry Pi 3B;
  • Uma fonte de 5V / 2A (do tipo USB)
  • Um mouse USB (wireless ou não)
  • Um teclado USB (wireless ou não)
  • Um cabo USB micro-USB (para alimentação)
  • Um computador com possibilidade de acesso / escrita em SD Card
  • Opcional: se seu computador não possuir leitor de SD card ou micro-SD card, utilize um adaptador USB para micro-SD card. Estes adaptadores são baratos e muito fáceis de encontrar em qualquer loja de informática.
  • Um cartão micro-SD com pelo menos 8GB de capacidade*
  • monitor ou televisão compatível com HDMI**

 

* Se possível, utilize um micro-SD classe 10. O desempenho é muito superior.

**Caso não tenha um monitor ou televisão HDMI, há uma alternativa: utilizar um adaptador HDMI-VGA para ligar a Raspberry Pi 3B em um monitor VGA

 

 

Sistemas operacionais disponíveis - ponto de atenção

A Raspberry Pi 3B suporta alguns sistemas operacionais do mercado. Dentre as opções listadas no site oficial ( https://www.raspberrypi.org/downloads/ ), estão o Windows 10 IOT Core, Ubuntu e Raspbian (distribuição dedicada à Raspberry Pi, baseada na distribuição Debian).

Neste artigo, será utilizado como sistema operacional o Raspbian, instalado através do NOOBS (New Out Of the Box Software). O motivo da escolha é que, dentre as distribuições suportadas, a Raspbian possui maior suporte às funcionalidades de hardware da placa (e também possui a maior comunidade para suporte). Quanto a instalação via NOOBS, essa escolha foi feita por ser a melhor opção para iniciantes no quesito instalação de um sistema operacional para a Raspberry Pi 3B.

 

NOOBS - Download e uso

Para o download e uso do NOOBS, siga o passo-a-passo abaixo:

1. Baixe a versão mais recente do NOOBS ( https://www.raspberrypi.org/downloads/noobs/ ).

2. Há duas opções de download: via HTTP (ZIP) ou Torrent. No quesito velocidade de download, o download por Torrent é muito mais vantajoso.

3. Insira o SD Card (micro-SD) no seu computador. Se necessário, utilize um adaptador USB para micro-SD.

4. Se você utiliza como sistemas operacionais no computador Windows ou MAC, baixe o software (freeware) SD Formatter deste site ( https://www.sdcard.org/downloads/formatter/ ). Este software tem como utilidade formatar o SD Card num formato aceito pela Raspberry Pi 3B.

Caso você utilizar Linux como sistema operacional em seu computador, formate o SD Card como FAT (pode utilizar linha de comando ou o software gparted para isso, fica a seu critério).

5. Assim que fizer o download do NOOBS (na forma de um arquivo compactado), descompacte-o no SD Card

6. Após a descompactação,com a Raspberry Pi 3B desligada, coloque o cartão no slot. Muito cuidado ao inserir o cartão! Verifique o lado correto de inserção e não o force muito, afinal o micro-SD é frágil e pode se quebrar com facilidade. Observe o lado certo para inserir o micro-SD na figura 1.

 

 

Figura 1 - inserção do micro-SD na Raspberry Pi 3B. Fonte da imagem: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/02/comprou-um-raspberry-pi-saiba-o-que-voce-nao-deve-fazer.html
Figura 1 - inserção do micro-SD na Raspberry Pi 3B.
Fonte da imagem: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/02/comprou-um-raspberry-pi-saiba-o-que-voce-nao-deve-fazer.html

 

 

7. Chegou a hora de ligar a Raspberry Pi 3B pela primeira vez.

Conecte o cabo HDMI, cabo de alimentação (micro-USB), teclado e mouse na placa, ligue seu monitor (ou televisor HDMI) e ligue a fonte da Raspberry Pi 3B na energia. O sistema irá inicializar automaticamente e aparecerá a tela do NOOBS com as opções de instalação de sistemas operacionais.

8. Prossiga a instalação selecionando como opção de sistema operacional o Raspbian. A instalação pode demorar algumas dezenas de minutos, sobretudo se seu cartão SD não for classe 10.

9. Após a instalação ser feita, a reinicialização será feita automaticamente e o Raspbian já estará instalado e pronto para uso.

 

Configuração da conectividade à Internet

Uma vez inicializado o Raspbian, é possível configurar a conexão sem-fio com a Internet. Como a placa já possui wi-fi integrado, basta clicar em cima do ícone de rede wi-fi (canto superior direito, conforme destacado na figura 2), escolher a rede e informar a senha da mesma.

 

Figura 2 - Raspbian (com destaque para ícone do wi-fi)
Figura 2 - Raspbian (com destaque para ícone do wi-fi)

 

 

Se optar por utilizar conexão cabeada, basta colocar o cabo de rede na entrada RJ45 da placa.

 

Ajustando o monitor

Dependendo do monitor / televisor HDMI utilizado, pode ocorrer de a tela não estar corretamente ajustada (haverá uma faixa preta em um dos cantos da tela, dando a impressão que a tela está deslocada). Isso acontece principalmente ao se utilizar a Raspberry Pi 3B um monitor antigo VGA com adaptador VGA para HDMI.

Se isto ocorrer, vá ao terminal e digite o seguinte comando:

 

sudo nano /boot/config.txt

 

O editor nano irá abrir, permitindo a edição do arquivo /boot/config.txt. Neste arquivo, localize e descomente a linha "#disable_overscan=1" (para descomentar, basta remover o caracter ‘#’ do início da linha ) e comente as linhas (coloque o caracter ‘#’ na frente das mesmas) com os parâmetros overscan_left, overscan_right, overscan_top e overscan_bottom. 

Feito isso, dê execute o comando abaixo para fazer o reboot. Após a reinicialização da Raspberry Pi 3B, o monitor estará ajustado.

 

reboot

 

 Há, ainda, casos onde o overscan não resolve este problema. Se isso ocorrer, comente-o novamente, descomente as linhas com os parâmetros overscan_left, overscan_right, overscan_top e overscan_bottom e altere seus valores até o monitor ficar com a imagem bem ajustada (lembrando que cada modificação só entra em ação após o reboot).

 

Atualizando os repositórios e atualizando os pacotes instalados da distribuição Raspbian

Neste momento a Raspberry Pi 3B já está quase pronta para uso. É altamente recomendável atualizar os repositórios (afinal, você vai precisar mais cedo ou mais tarde instalar programas e bibliotecas na Raspberry Pi 3B) e, além disso, atualizar os programas e bibliotecas já instalados na distribuição Raspbian. Para fazer isto, digite estes dois comandos no terminal da Raspberry Pi 3B:

 

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

 

O procedimento pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade de sua conexão de Internet e da classe do cartão SD (cartões classe 10 tendem a ser muito mais rápidos).

 

Raspberry Pi 3B está pronta para uso!

 Agora, você está pronto para utilizar a Raspberry Pi 3B, seja como simples usuário ou como desenvolvedor. Segue abaixo algumas recomendações para o bom uso da Raspberry Pi 3B:

 É altamente recomendável que seja utilizado um case com ventilação (cooler) na sua Raspberry Pi 3B. Como a placa possui todos seus contatos expostos, se algo metálico encostar e provocar um curto-circuito, a placa pode ser permanentemente danificada. Além disso, dependendo do que estiver sendo executado na Raspberry Pi 3B, esta pode esquentar muito, logo o cooler será de grande utilidade para manter a placa em temperaturas seguras de uso.

Se for utilizar a Raspberry Pi 3B para aplicações com processamento de dados mais pesado ou que exija grande número de escritas e leituras na memória do cartão, opte por um cartão classe 10. Caso contrário, o desempenho final pode ser ruim.

Evite desligar a Raspberry Pi 3B direto da tomada ao fim de seu uso. Quando desejar desligar, faça o desligamento (shutdown) pelo menu do sistema operacional (ou via linha de comando) e aguarde a tela ficar totalmente preta até desligar a energia da placa. Se isso não for obedecido, há grande risco de o cartão SD se corromper, comprometendo o sistema operacional instalado (e, em alguns casos, danificando permanentemente o cartão SD).

Se for utilizar a Raspberry Pi 3B para aplicações que exigem um tráfego de rede mais pesado, dê preferência à conexão cabeada.

Se você ver um raio amarelo desenhado no canto superior direito de sua tela, significa que a fonte utilizada não está fornecendo corrente suficiente para o funcionamento pleno da Raspberry Pi 3B. Se isso ocorrer, substitua a fonte por uma de corrente de saída maior.

 

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a preparar uma Raspberry Pi 3B para o uso, do zero até ao uso da mesma com Linux (com distribuição Raspbian), bem como aprendeu algumas boas práticas de uso da placa.

Com o conhecimento aqui adquirido, você é capaz de ter sua Raspberry Pi 3B em pleno funcionamento, pronta para o desenvolvimento de projetos, usufruindo de um sistema operacional robusto, recursos de hardware avançados e de conectividade à Internet e Bluetooth, tudo numa só placa.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

história
A história mundial é o tribunal do mundo. (Die Weltgeschichte ist das Weltgeritcht.)
Schiller (1799 1805) - Poesias - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)