Quando as tensões das entradas de um comparador são quase iguais, ,ruídos externos ou ainda ruídos de comutação gerados dentro do próprio microcontrolador podem fazer com que sua saída oscila ou “trepide”. Para prevenir esta trepidação, parte da tensão de saída do comparador pode ser aplicada de volta à entrada não inversora, de modo a se obter uma característica de histerese, conforme mostra a figura 1.


A histerese desloca o limiar do comparador, abaixando-o quando a saída sobe para além do limiar. O resultado é que a entrada pode ser sobre-alimentada para acima do limiar fazendo com que o comparador comute rapidamente. Se essa sobre-alimentação for maior do que o ruído presente na entrada, a saída do comparador não vai trepidar.

Para calcular os valores dos resistores que devem ser usados, em primeiro lugar deve-se determinar os valores alto e baixo da faixa de limiares que vão prevenir a trepidação (VTH e VTL). Usando VTH e VTL, a tensão média do limiar pode ser calculada utilizando-se a seguinte fórmula:


O passo seguinte consiste em escolher valores de resistores que satisfaçam a equação dada a seguir:




Calcula-se então a resistência equivalente usando a equação abaixo:


Então, utilizando a próxima equação determina-se a rzão do divisor de realimentação DR através da seguinte equação:



Finalmene, pode-se calcular o resistor R3 de feedback através da equação dada abaixo:



Obs: Uma corrente contínua vai fluir através de R1 e R2. Para limitar a dissipação de potência em R1 e R2, a resistência total de R1 e R2 deve ser de pelo menos 1 k. A resistência total de R1 e r2 também deve ser mantida abaixo de 10 k ohms para manter o tamanho de R3 pequeno. Valores maiores para R3, 100 k a 10 M, por exemplo, podem produzir offset de tensões na entrada não inversora, dada a corrente de polarização da entrada do comparador.