Para medir a largura de um pulso no nível alto ou no nível baixo para um sinal analógico que chega, o comparador pode ser combinado com o Timer 1 e a entrada Gate do Timer 1, conforme mostra o circuito da figura 1.                         



A Porta (Gate) do Timer 1 funciona como um habilitador da contagem para o Timer 1. Se a entrada está no nível baixo, o Timer 1 não conta. Combinando T1G com  comparador o projetista pode medir o tempo entre uma mudança entre o nível alto e baixo e uma mudança do nível baixo para o alto.

Para fazer a medida entre as transições de baixo para alto e de alto para baixo, a único mudança exigida é fixar o bit CINV no registro do comparador CMCOM que inverte a saída do comparador.

Como a saída do comparador pode mudar de modo assíncrono com o clock do Timer 1, somente comparadores que tiverem a capacidade de sincronizar sua saída com o clock do Timer 1 podem se rusado e os bits C2SYNC devem ser ajustados.

Se o comparador on-chip não tiver a capacidade de sincronizar sua saída com o clock do Timer 1, a saída pode ser sincronizada externamente usando um flip-flop tipo D conforme mostra a figura 2.



Obs: O flip-flop deve ser do tipo disparado pela fronte negativa do sinal de modo a prevenir uma condição errática de funcionamento.