Este trabalho tem como finalidade o desenvolvimento de um projeto integrador de nível II do sétimo período do curso de graduação de Engenharia Elétrica da Faculdade Politécnica de Uberlândia (FPU). As disciplinas envolvidas para a realização do projeto foram Circuitos Elétricos, Eletrônica, Programação, entre outras. O projeto exigiu medições de corrente elétrica, tensão e potência dissipada por determinados circuitos, cálculos envolvendo a teoria da Lei de Ohm e teorias da primeira e segunda Lei de Kirchhoff e também a parte de programação. O projeto consistiu na montagem de um circuito em que os sensores fazem as leituras de corrente e tensão, através dessas informações foi-se criado um programa que coleta todos esses dados e os transfere para um display LCD mostrando o consumo em reais e em tempo real de determinados circuitos com variadas cargas.

 

Autores: 

Alessandro Antônio Pacheco

Ângelo Henrique Dias

Dener Augusto Mota

Fernando Miguel P. C. Rodrigues

Hugo César P. Pacheco

Vitor Bessa da Silva

 

Prof. Orientador: Jean-Claude Richard

 

PROJETO PROPOSTO

Através do microcontrolador Arduino foi criado um equipamento que coleta amostras de tensão e corrente através de sensores específicos em vários tempos, de acordo com a lei de Ohm que diz que potência é igual ao produto da tensão e da corrente temos o valor da potência ativa. De posse desses valores e com o referencial de tempo, é possível se verificar o consumo instantâneo dos equipamentos conectados à rede através de um comando na programação do Arduino que soma o consumo de todas amostragem, tornando o consumo acumulativo. O cálculo do consumo é possível através da seguinte formula:

 

E=P.Δ t

Onde P é dado como potência e Δ t é o intervalo de tempo da medição.

Com o foco no setor residencial o projeto foi criado no intuito de possibilitar uma comunicação dos dados coletados e gerados pelo equipamento com o consumidor, sendo assim possível uma interação direta com o usuário que terá total acompanhamento sob seus equipamentos e o quanto eles consomem. Com esse acompanhamento constante de informações de custo de energia o consumidor poderá estabelecer um parâmetro do quanto pode gastar até determinado momento e até mesmo poderá verificar em qual cômodo de sua casa está gastando mais, havendo assim uma conscientização dos moradores da residência.

 

Display mostrando os valores ao usuário.
Display mostrando os valores ao usuário.

 

 

 

Plataforma que estabelece o projeto fixo.
Plataforma que estabelece o projeto fixo.

 

 

Projeto final
Projeto final

 

 

CONCLUSÕES

Concluímos que o projeto de acordo com o atual cenário do país que atravessa uma crise energética e um aumento constante nos valores da energia elétrica, criamos um dispositivo onde possui um excelente custo benefício e de fácil uso e interpretação, onde o usuário terá seu consumo em tempo real e acumulativo independentemente do número de equipamento ligados a rede.

Lembrando que grande parte da população brasileira, ainda são leigos quanto a eletricidade e muita das vezes pagam a conta de energia de sua residência sem ter conhecimento do que realmente acontece e sem saber qual equipamento é o ‘vilão’ de sua tarifa.

O projeto apresenta grande flexibilidade na programação, sendo possível utilizá-lo em todo território nacional, haja visto que os valores da tarifa variam de acordo com o estado, tanto a tarifa em si quanto os impostos agregados a conta de energia.

Acreditamos que de certa forma contribuiremos, pois dará a oportunidade do consumidor acompanhar a informação da concentração de consumo de energia elétrica e seu ponto crítico.