Você pode montar um simples dínamo com o qual poderá visualizar melhor o funcionamento deste tipo de aparelho e isso usando um motor de corrente contínua, do tipo usado em brinquedos elétricos. Esses motores operam segundo o princípio inverso dos dínamos, conforme estudamos: quando uma corrente percorre sua bobina cria-se um campo magnético que se opõe ao campo do imã neles existentes, surgindo então uma força que os faz girar.Do mesmo modo, se girarmos a sua bobina ela cortará as linhas do campo criado pelo imã, sendo então gerada a corrente que nos interessa.

 

O MOTOR QUE DEVE SER USADO

Para esta experiência deve ser usado um motor muito especial, como os usados em certos brinquedos que são motores que possuem imã permanente para criar os campos magnéticos que atuarão sobre a bobina. Os motores de bobina de campo como os usados em certas vitrolas, e em outras aplicações não servem.

Antes de montar esse dínamo experimental o leitor deve comprovar se o motor a ser usado tem ou não tem imã permanente. Basta para esta finalidade aproximar de sua lateral uma chave de fenda e verificar se ela é ou não atraída. (figura 1)

 

Figura 1 – O motor
Figura 1 – O motor

 

Como para obter uma corrente razoável, capaz de acionar uma lâmpada indicadora ou outro dispositivo qualquer precisamos imprimir uma boa velocidade ao motor, um sistema de redução deve ser usado em conjunto com uma manivela.

 

MONTAGEM

Para esta montagem o leitor necessitará do seguinte material:

- Um motor de corrente continua de imã permanente de 3, 6 ou 9 V.

- Urna lâmpada de 6 V x 50 mA (philips 7121) ou um LED em série com um resistor de 1 k

- Base de madeira para montagem

- Elástico

- Polias (uma de 1,5 cm de diâmetro e outra de 10 cm)

- manivela

- madeira, parafusos, eixo para a polia maior, etc.

Na figura 2 temos o projeto completo de um dínamo experimental que poderá ser utilizado como base de um excelente trabalho escolar.

 

Figura 2 – O dínamo experimental
Figura 2 – O dínamo experimental

 

A corrente máxima gerada dependerá da velocidade que puder ser imprimida à manivela; do tipo do motor e do circuito a ser alimentado.

Observação: a corrente deste circuito é pulsante o que significa que se o leitor quiser utilizá-lo para alimentar circuitos de áudio tais como um pequeno rádio ou intercomunicador, deve utilizar em paralelo com sua saída um capacitor eletrolítico de valor elevado.