Um alto-falante velho, uma ou duas pilhas (mesmo fracas), uma lima e fios é tudo que o leitor precisa para montar um sistema de comunicações telegráficas.

A cada raspada do fio na lima em X1, que faz as vezes do manipulador, o alto-falante emite um sinal. Uma raspada longa será um traço e uma raspada curta um ponto.

Combinando ontos e traços segundo o Código Morse, podemos enviar mensagens à distâncias até 100 metros. Procure informações na Internet sobre o Código Morse.

O sistema básico tem dois fios, mas podemos ecnomizar o fio se os pontos T forem ligados à terra, ou seja, a duas varetas de metal enterradas em chão úmido. Nesse caso, o "retorno" do sinal será feito pela terra, que é condutora.

Esse procedimento economiza fios, pois precisamos de apenas um condutor para interligar as estações. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Diagrama completo do aparelho
Diagrama completo do aparelho

 

 

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

 

Raspando o fio sobre a lima temos o ruído.
Raspando o fio sobre a lima temos o ruído.

 

B1 pode ser formada por uma ou duas pilhas pequenas, médias ou grandes. O alto-falante pode ser de qualquer tipo e tamanho.

O fio pode ser qualquer espessura desde que isolado, para que não ocorram perdas. A lima é do tipo plana de qualquer tamanho.

Para usar, é só esfregar a ponta do fio em X1. Deve haver emissão de som no alto-falante. Não deixe o fio encostado em X1 quando o aparelho estiver fora de uso ou sem transmitir, pois isso causará o esgotamento rápido das pilhas.

 

B1 - 1 ou 2 pilhas - ver texto

X1 - Lima/fio - manipulador improvisado

FTE - 4 ou 8 ? - alto-falante de qualquer tamanho

Diversos:

Alto-falante, fios, solda, etc.