Eis uma experiência muito simples para ser realizada por alunos de cursos do nível fundamental numa feira de ciências, ou mesmo em aulas que envolvam o fenômeno: com ela podemos demonstrar que os campos magnéticos dos imãs permanentes possuem padrões definidos e que podem atravessar objetos de determinados materiais como, por exemplo, o vidro, o plástico ou ainda uma folha de papelão.

Tudo o que precisamos para esta experiência ser de um imã em forma de barra ou cilindro que pode ser obtido facilmente: arranje um alto-falante velho ou ainda uma fechadura magnética de algum armário fora de uso ou mesmo algum motor de algum brinquedo. Também podem ser usados imãs de geladeiras. Todos estes objetos podem fornecer excelentes imãs para a experiência.

Material adicional necessário consiste em limalha de fero que pode ser conseguida esfarelando-se um bom-bril.

Na primeira fase da demonstração espalhamos limalha sobre o papelão ou outro material, e colocando o imã por baixo, veremos que essa limalha se "arranja" de modo a formar linhas que correspondem justamente às linhas de força do campo magnético. Isso é mostrado na figura 1, em desenho do caderno de notas de Newton C. Braga.

 

Figura 1 - O experimento.
Figura 1 - O experimento.

 

 

Observe que as linhas "saem" dos pólos do imã e que de modo algum elas se cruzam. Esta é uma propriedade muito importante das linhas de força dos campos magnéticos e que deve ser sempre citada nas demonstrações.

Se, no lugar do papelão for usada uma folha de aço (lata, por exemplo) poder ser visto que o campo não "passa" com a mesma facilidade, pois esse material altera a disposição das linhas de força do campo magnético.

Na segunda parte da demonstração coloque alguns preguiinhos sobre a folha de papelão e movimente o imã por baixo. Você verá que esses preguinhos conseguem acompanhar o movimento. Isto é mostrado na figura 2.

 

Figura 2 - A segunda parte do experimento.
Figura 2 - A segunda parte do experimento.

 

Você terá então demonstrado que o campo magnético pode atravessar o papelão e que o imã pode atrair objetos de metal mesmo através de objetos materiais.

Se quiser tornar a demonstração mais interessante use outros materiais além do papelão como uma folha de plástico, acrílico ou ainda vidro.