Você já imaginou possui um “código secreto”, como de sinalização visual combinado com seus amigos, usando um aparelho eletrônico automático muito simples? É justamente isso que visa o projeto que descrevemos nesse artigo.

Obs. Hoje temos a alternativa do celular para termos um sinalizador. Na seção de projetos com celulares o leitor poderá ter algumas ideias mais modernas. No entanto, este circuito pode ser usado com outras finalidades, decorativas, por exemplo.

 

Trata-se um sinalizador que produz sinais secretos combinados pelas cores com que os LEDs piscam, também podendo ser usado por chefes que não querem ser incomodados, que estão bravos ou que pedem para aguardar.

A ideia básica consiste em se montar um pisca-pisca com LEDs de 3 cores diferentes, que pode ser colocado em sua mesa, numa janela ou outro local visível.

Por exemplo, a luz verde piscando significa que você está livre. A amarela significa que você está ocupado, mas deve aguardar(atendendo o telefone, por exemplo) e a vermelha indica que você não vai atender ninguém.

Muito simples de montar, o sinalizador também serve como projeto didático, ensinando como funcionam os multivibradores.

 

Como Funciona

Para fazer os LEDs piscarem, conforme nossa escolha, usamos um circuito eletrônico com dois transistores denominado multivibrador.

Neste circuito, os dois transistores ligam e desligam alternadamente num ritmo que determinado pelos valores dos capacitores C1 e C2. Escolhendo valores de 22 µF, obtemos piscadas da ordem de 1 por segundo, mas nada impede que o leitor faça alterações.

É claro que se o montador quiser aproveitar capacitores de sua sucata, estes valores podem mudar na faixa de 10 µF a 100 µF.

As fontes de luz são LEDs (Diodos Emissores de Luz), nas cores vermelha, amarelo e verde, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

 

A alimentação do circuito deve ser feita com pelo menos 3 V, já que os LEDs verdes precisam pelo menos de 2,7 V para funcionar.

 

Montagem

 

O circuito completo do aparelho é mostrado na figura 2.

 

 

 


 

 

Para os iniciantes, sugerimos a utilização de uma ponte de terminais para fixação dos componentes, conforme mostra a figura 3.

 


 

 

 

Se o leitor tiver mais experiência e quiser uma montagem mais compacta temos a versão em placa de circuito impresso mostrada na figura 4.

 


 

 

 

 

Os transistores admitem equivalentes, mas na sua montagem, assim como dos LEDs é preciso tomar cuidado com a sua polaridade pois, se forem invertidos o aparelho não funciona.

 

Atenção: não tente testar os LEDs ligando-os diretamente nas pilhas pois eles podem queimar!

 

A chave que faz a troca dos LEDs e de 1 polo x 3 posições. Caso tenha dificuldade para sua obtenção, use 3 interruptores simples ligados conforme mostra a figura 5.

 

 


 

 

 

O conjunto poderá ser instalado numa pequena caixa plástica.

 

 

Prova e Uso

 

Para provar o aparelho, basta colocar as pilhas no suporte e ligar o interruptor geral. Imediatamente, um dos LEDs deve piscar.

Troque de posição a chave para ver se todos piscam. Se algum não piscar, verifique se não está invertido.

Se quiser alterar a velocidade das piscadas mude de valor os capacitores.

Para usar o aparelho basta deixá-lo num lugar visível e escolher a cor do sinal que deve ser dado. Não se esqueça de combinar antes o significado das cores ou escrever isso diretamente na caixinha, caso seja simplesmente um sistema de aviso.

 

Q1, Q2 – BC548 ou equivalente – transistores NPN de uso geral

LED1 – LED vermelho comum

LED2 – LED amarelo comum

LED3 – LRD verde comum

C1, C2, C3 – 22 µF – capacitores eletrolíticos

R1 – 220 Ω x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, marrom

R2 – 56 k Ω x 1/8 W – resistor – verde, azul, laranja

R3 – 33 k Ω x 1/8 W – resistor – laranja, laranja, laranja

R4 – 1,4 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, vermelho, vermelho

S1 – Interruptor simples

S2 – Chave de 1 polo x 3 posições – ver texto

B1- 3 V ou 6 V – 2 ou 4 pilhas pequenas

 

Diversos:

Placa de circuito impresso ou ponte de terminais, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.