Apenas 4 componentes, nenhum deles ativo (semicondutor), formam este circuito de pisca-pisca que pode ser adaptado em robôs, maquetes e outras aplicações. O sistema é para 6 V (4 pilhas), mas com a troca do relé pode funcionar com outras tensões.

O relé abre e fecha seus contactos compassadamente numa frequência determinada pelas características da bobina e também pelo capacitor C1. Para piscadas mais lentas use 2 200 µF e para piscadas mais rápidas 470 µF. O circuito é mostrado na figura 1.

 


 

 

 

O capacitor deve ser eletrolítico com uma tensão maior do que a usada na alimentação. K1 pode ser o MCH2RC1 se a tensão de alimentação for de 6 V.

A lâmpada L1 controlada por esse circuito é de 6 V com corrente entre 50 e 200 mA. Para correntes maiores, alimente o circuito por bateria ou fonte.

A figura 2 mostra a montagem.

 

 


 

 

 

Na montagem, observe a polaridade do capacitor eletrolítico e das pilhas. Lembramos que o relé MCH usado tem outro conjunto de contactos que pode ser usado para controlar um segundo circuito externo, por exemplo, uma lâmpada ligada à rede de energia.

 

K1 –Relé para 6 V

B1 – 6 V – 4 pilhas (ver texto)

C1 – 470 µF a 2 200 µF – capacitor eletrolítico

S1 – Interruptor simples

L1 – Lâmpada de 6 V x 50 mA ou mais

 

Diversos:

Caixa para montagem, suporte para pilhas, fios, solda, etc.