Com apenas dois transistores e alguns componentes adicionais podemos fazer dois LEDs piscar alternadamente. O aparelho pode ser usado como um alarme psicológico, em robôs e outros dispositivos de mecatrônica ou ainda em maquetes. Jogos e presépios.

Os dois LEDs são acionados alternadamente pela comutação de dois transistores e podem ser de qualquer tipo. O ciclo de acendimento de cada um é determinado tanto pelos valores dos capacitores usados como pelo ajuste de um potenciômetro.

O potenciômetro ou trimpot pode ter seus valores na faixa de 22 k ? a 100 k ? e os capacitores podem ter valores entre 2,2 µF e 100 µF. Quanto maior for o valor dos capacitores maior será o intervalo entre as piscadas ou mais baixa será a frequência de operação do circuito.

Os transistores podem ser de qualquer tipo NPN de uso geral, inclusive aproveitados de sucata.

A alimentação deve ser feita com tensão de 6 a 9 V obtida de pilhas ou bateria. A corrente exigida é baixa o que garante uma boa durabilidade para as pilhas ou bateria.

Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho.

 

Diagrama completo do pisca-pisca de LED.
Diagrama completo do pisca-pisca de LED.

 

Na figura 2 mostramos a disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso mas a montagem pode ser feita de maneira menos formal usando uma ponte de terminais comum ou de parafusos.

 

Sugestão de placa de circuito.
Sugestão de placa de circuito.

 

Com uma montagem bem compacta o aparelho pode ser instalado numa pequena caixa de plástica. Na montagem observe a posição do LED, transistores e capacitores eltrlíticos que são polarizados.

Para provar o aparelho e usar basta colocar as pilhas no suporte. Como não há interruptor geral os LEDs devem começar a piscar imediatamente. Se quiser alterar a frequência troque os capacitores.

No potenciômetro ou trimpot podemos alterar a frequência do circuito ou o tempo de acendimento de cada LED.

Para ligação de mais LEDs eles podem ficar em série em cada ramo do circuito. No entanto, o limite é de 3 LEDs pois a tensão de acionamento dos tipos vermelhos é de 1,6 V o que significa que para que o funcionamento seja normal devemos aumentar a tensão de alimentação para 9 V.

Se ligarmos os LEDs em paralelo devemos colocar em série com cada um um resistor de 330 ? e neste caso tamb‚m não recomendamos uma quantidade maior do que 3 por transistor.

 

 

Semicondutores:

Q1, Q2 - BC548 ou equivalente - qualquer transistor NPN de uso geral

LED1, LED2 - LEds comuns de qualquer cor

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1, R4 - 330 ? - laranja, laranja, marrom

R2, R3 - 10 k ? - marrom, preto, laranja

P1 - 100 k ? - trimpot ou potenciômetro

Capacitores:

C1, C2 - 10 µF/6 V - eletrolíticos

Diversos:

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas

Ponte de terminais, suporte de pilhas, fios, solda, etc.