Com esta experiência poderemos demonstrar diversos princípios importantes da eletricidade. Por exemplo, poderemos demonstrar como funciona um transformador, elevando a tensão de uma pilha para centenas de volts. Poderemos também demonstrar de que modo energia elétrica pode ser convertida em luz por um gás ionizado.

Outra coisa que poderemos demonstrar é que neste processo de conversão de energia, que deve ser dinâmico, são geradas ondas de rádio que interferem em receptores colocados nas proximidades.

Como o circuito só se mantém ativo enquanto estivermos esfregando o fio em X1, não é muito cômodo manter permanentemente uma lâmpada acesa, assim só ó usamos em demonstrações curtas para produzir um flash em cada esfregadela.

 

Funcionamento

No transformador aplicamos uma baixa tensão no enrolamento primário obtida de uma pilha comum. Esta tensão se eleva, aparecendo no secundário com algumas centenas de voltas, o suficiente para ionizar o gás no interior da lâmpada.

Veja que o processo de transformação de energia é dinâmico e isso deve ser demonstrado. A corrente precisa ter variações bruscas para aparecer a alta tensão. Se o fio ficar parado e encostado em X1 não há indução e a lâmpada não acende.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1- diagrama
Figura 1- diagrama

 

A disposição real dos componentes para a experiência é mostrada na figura 2.

 

Figura 2- Disposição dos componentes.
Figura 2- Disposição dos componentes.

 

A pilha deve ser grande, pois precisaremos de uma corrente algo elevada. O transformador pode ser de qualquer tipo que tenha um enrolamento primário de 220 V e um secundário de 5 a 12 V com corrente de 100 mA a 500 mA. Se o transformador tiver tomada central nos enrolamentos, elas não serão usadas,

A lâmpada fluorescente pode ser de qualquer tipo de 4 a 40 W. Mesmo lâmpadas que já não funcionem normalmente na rede de energia acenderão com este circuito.

 

Demonstração

Para fazer a demonstração basta esfregar o fio na lima. A lâmpada deverá piscar. Cuidado para não tomar choque nos fios da lâmpada, pois a tensão gerada é elevada.

 

B1 - 1,5 V- pilha grande

X1 - Lima comum

T1 - Transformador - ver texto

X2 - Lâmpada fluorescente de 5 a 40 W

Diversos:

Fios, solda, etc.