A potência deste amplificador deixa muito a desejar em relação aos modernos aparelhos de alta fidelidade, mas a sua qualidade de som é boa e ele têm muitas utilidades.

Veja o leitor principiante da eletrônica o que dissemos:a potência é pequena, mas a qualidade do som é boa! Sim, é isso mesmo: qualidade de som não significa potência! Você pode perfeitamente ter um amplificador com 100 watts, mas sua qualidade de som ser inferior a de um radinho ou toca-fitas com 1 ou 2 watts de saída.

Qualidade de som significa fidelidade de reprodução. Se o leitor quer volume, então a conversa é outra. Aí sim temos o fator potência em ação.

0 nosso mini amplificador é pequeno na potência, mas muito bom na qualidade de som.

 

COMO FUNCIONA

O nosso pequeno amplificador pode ser dividido em três blocos, cada qual com uma função específica.

O primeiro bloco é o de entrada, onde o sinal recebe sua primeira amplificação. Este sinal pode vir de um microfone, de um fonocaptor ou, ainda, de um oscilador de áudio ou de um rádio experimental.

Na segunda etapa, que corresponde ao segundo bloco, o sinal recebe uma amplificação adicional por mais um transistor, já adquirindo uma boa intensidade.

A seguir, o sinal excita os dois transistores complementares, que formam a etapa de saída de nosso amplificador. Os dois transistores complementares permitem obter uma potência da ordem de 1 W com excelente qualidade ie som e isso diretamente num alto-falante de 3 ou 4 Ω.

Se o alto-falante for bom como, por exemplo, um alto-falante pesado de 10 ou 15 cm, a qualidade do som surpreenderá o leitor.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o circuito completo do amplificador, com os componentes dados por seus símbolos e com as especificações principais.

 

Figura 1 – Diagrama do amplificador
Figura 1 – Diagrama do amplificador

 

A montagem em ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

Este amplificador também pode ser montado numa pequena placa de circuito impresso, que é mostrada na figura 3.

 

Figura 3 – Placa para a montagem
Figura 3 – Placa para a montagem

 

Na montagem, o leitor deve observar os seguintes pontos:

a) A colocação de todos os transistores, que são de tipos diferentes de acordo com sua especificação. Seja rápido na sua soldagem, pois os transistores são sensíveis ao excesso de calor.

b) Observe a posição de montagem dos dois diodos reguladores, pois se houver uma inversão de um deles ou de ambos, o amplificador não funcionará corretamente.

c) Na montagem em ponte, mantenha todas as ligações de fios bem curtas para evitar problemas de realimentação que causam oscilações (apitos) ou instabilidades. Este tipo de problema é que impede que circuitos de grande amplificação ou de altas frequências sejam montados com êxito em pontes de terminais.

Um estudo da disposição dos componentes deve ser feito previamente nestes casos.

d) Os resistores têm seus valores dados pelas faixas coloridas em seus invólucros. Tenha cuidado na sua colocação.

e) Observe que os capacitores eletrolíticos são polarizados, isto é, tem polo a ser observado. Para os outros capacitores Observe apenas os valores e seja rápido na sua soldagem.

f) Na ligação do suporte das pilhas. Observe sua polaridade;

g) Para o alto-falante use fio flexível de até 1 metro de comprimento.

h) A ligação do potenciômetro à entrada e ao amplificador deve ser feita com fio blindado, para que não haja captação de zumbidos. A malha do fio blindado deve ser ligada ao ponto comum de terra do amplificador, que corresponde ao polo negativo da bateria.

Terminada a montagem, confira tudo antes de fazer o teste de funcionamento.

 

PROVA E USO

Coloque as pilhas no suporte e ligue a alimentação. Veja que o interruptor geral pode ser separado ou conjugado ao controle de volume, que é o potenciômetro P1.

Abra o volume do amplificador e coloque o dedo no terminal de entrada do amplificador, que corresponde ao extremo do potenciômetro não ligado à malha. O alto-falante deve roncar.

Se isso acontecer o amplificador estará bom.

Um microfone improvisado pode ser feito com um alto-falante pequena e um transformador de saída ligado conforme mostra a figura 4.

 

Figura 4 – Alto-falante como microfone
Figura 4 – Alto-falante como microfone

 

Se o leitor notar apitos ou oscilações em seu amplificador, deve procurar encurtar os fios de interligações, verificar os cabos de entrada que podem estar com suas blindagens soltas ou mal soldadas e, ainda, encurtar os terminais dos componentes.

 

LISTA DE MATE RIAL

Q1 - BC548 - transistor NPN (BC547, BC237 ou BC238)

Q2, Q4 - BC337 - transistores NPN (BC338)

Q3 - BC327 - transistor PNP (BC328)

D1, D2 - BA315 - diodos estabilizadores (ou equivalentes)

P1 – 100 k - potenciômetro comum com ou sem chave

R1 - 3k3 x 1/8 W - resistor (laranja, laranja, vermelho)

R2 – 10 M x 1/8 W - resistor (marrom, preto azul)

R3 – 100 k x 1/8 W - resistor (marrom, preto, amarelo)

R4 - 2k2 x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, vermelho)

R5 – 220 k x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, amarelo)

R6 – 1 k x 1/8 W - resistor (marrom, preto, vermelho)

C1, C4 - 100 nF - capacitores cerâmicos ou de poliéster

C2 – 100 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

C3 - 22 pF - capacitor cerâmico

C5 – 220 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

FTE - 4 ou 8 Ω x 70 cm - alto-falante

Diversos: placa ou ponte de terminais, base de montagem, botão para o potenciômetro, etc.