O circuito mostrado na figura 1 faz uso de um transistor de alto-ganho e baixo nível de ruído, sendo indicado para aumentar o nível de sinal de microfones dinâmicos que, normalmente são dispositivos pouco sensíveis.

 


 

 

Com a ajuda desse circuito, a intensidade do sinal do microfone é aumentada a ponto de excitar a maioria dos amplificadores de áudio comum que precisam de pelo menos 500 mV para poderem fornecer toda sua poy6encia.

O circuito, que apresenta um consumo muito baixo, pode ser alimentado por uma pequena bateria. Outra possibilidade consiste em se obter os 9 V do próprio amplificador com o qual o circuito vai funcionar.

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para esta montagem. Os leitores também podem optar pelo uso de uma placa universal com padrão de matriz de contatos.

 


 

 

 

Observamos que, como se trata de circuito que trabalha com sinais de áudio de intensidade muito pequena, ele é bastante sensível à captação de zumbidos. Sua montagem deve ser feita em caixa de metal com cabos blindados para a entrada e saída dos sinais.

 

As tensões dos capacitores indicados na lista de materiais são mínimos. Podem ser usados capacitores com tensões maiores. Os valores de capacitância também não são críticos.

 

 

Q1 – BC549 – transistor NPN de alto ganho e baixo nível de ruído

C1 – 10 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

C2 – 2,2 µF x 16 V – capacitor eletrolítico

C3 – 22 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

R1 – 100 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, amarelo

R2 – 15 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, verde, laranja

R3 – 10 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja

R4 – 1 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, vermelho

J1, J2 – Jaques de entrada e saída (RCA)

B1 – 9 V – bateria ou fonte

S1 – Interruptor simples

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, conector para bateria de 9 V, fios blindados, fios, solda, etc.