O circuito simples que descrevemos pode servir para sinalização, indicação de funcionamento, decoração de robôs, brinquedos, etc. Sua finalidade é fazer com que um LED pisque, produzindo flashes de curta duração com um baixíssimo consumo de energia, já que indicamos a aplicação para alimentação por pilhas ou bateria.

Trata-se basicamente de um oscilador de relaxação com transistor unijunção (com componente que tende a desaparecer) onde C1 carrega-se lentamente através de P1 e R1 até ser atingido o ponto do disparo do transistor.

Quando isso ocorre, o transistor dispara e o capacitor se descarrega através do LED e R3, fazendo o LED piscar. O valor de C1 e R3 determina a intensidade das piscadas produzidas. Na figura 1 temos o circuito completo proposto.

 

 


 

 

 

Na figura 2 temos a montagem feita numa ponte de terminais, com alimentação de 6 V. A montagem também poderá ser feita numa matriz de contatos.

 

 


 

 

 

Na montagem, observe a posição do transistor unijunção e polaridade do LED, capacitor eletrolítico e fonte de alimentação. O LED pode ser de qualquer cor.

Usando um capacitor de 1000 µF podemos obter piscadas de grande intensidade de um LED branco.

 

Q1 – 2N2646 – transistor unijunção

LED1 – LED comum de qualquer cor

S1 – Interruptor simples

B1 – 6 a 12 V – pilhas ou bateria

P1 – 1 M Ω – potenciômetro lin ou log

C1 – 10 µF a 100 µF – capacitor eletrolítico

C2 – 100 µF – capacitor eletrolítico

R1 – 10 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja

R2 – 470 Ω x 1/8 W – resistor – marrom, amarelo, marrom

R3 – 10 Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, preto

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte para pilhas, botão para o potenciômetro, fios, caixa para montagem, solda, etc.