Este simples circuito imita o som de uma meralhadora e com um capacitor maior também produz som de uma pistola de repetição. Simples de montar ele usa poucos componentes, alguns dos quais obtidos de aparelhos fora de uso. Dentre as aplicações podem ser indicados brinquedos, efeitos sonoros em montagens mecatrônicas e robôs.

O princípio de funcionamento ‚ o seguinte: quando pressionamos S1 o capacitor carrega-se mas instantaneamente abre seus contactos o relé interrompendo a alimentação pela atração da bobina. Com a interrupção os contactos do relé não voltam imediatamente a sua posição de normal mas demoram uma fração de segundo que é quanto o capacitor precisa para descarregar-se novamente pela bobina.

Com a volta dos contactos à condição inicial temos nova carga e o fenômeno se repete. Neste abre e fecha do relé circulam pulsos de corrente pelo alto-falante produzindo um ruído semelhante ao de arma.

A velocidade dos tiros depende tanto do valor do capacitor como do tipo do relé usado (resistência de sua bobina) devendo o leitor fazer experiência no sentido de obter o valor que dê melhor efeito.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Diagrama completo
Diagrama completo

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes que podem ser instalados numa caixinha para melhorar a acústica.

 

Sugestão de montagem.
Sugestão de montagem.

 

O relé pode ser de qualquer tipo com 6 V de bobina e corrente de no máximo 100 mA. Tipos econômicos de uso geral podem ser usados.

O capacitor pode ter valores entre 100 µF e 470 µF.

O interruptor S1 é de pressão e a alimentação é feita com 4 pilhas comuns de qualquer tamanho. O alto-falante pode ser de qualquer tipo ou tamanho com potência a partir de 1 W.

Para testar o aparelho é só pressionar S1. Se os tiros forem muito lentos diminua o capacitor C1.

 

B1 - 6 V - 4 pilhas comuns

S1 - Interruptor de pressão NA

K1 - relé de 6 V sensível - ver texto

C1 - 100 µF a 470 µF a partir de 6 V - capacitor eletrolítico - ver texto

FTE - 4 ou 8 ? - alto-falante pequeno

Diversos:

Suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.