O movimento de braços mecânicos, robôs e outros automatismos estudados em mecatrônica é obtido através de motores silenciosos.

Numa demonstração pode ser interessante ter algum tipo de efeito sonoro que imite o ruído de um motor de forma mais forte, modo a dar mais realismo ao funcionamento de tais dispositivos.

O circuito que propomos é simples e pode ser alimentado com tensões de 3 a 6 volts.

O rendimento do circuito é muito bom e o pequeno alto-falante pode ser embutido no automatismo ou instalado numa caixinha de apropriada.

O circuito possui ainda um ajuste de frequência que serve como acelerador para o efeito e que pode ficar ao alcance do operador ou mesmo ser acoplado a algum dispositivo de acionamento automático.

Basicamente o projeto consiste num oscilador onde a freqüência tanto é determinada por C1 (que pode ser alterado) como pelo ajuste de P1 (que funciona como "acelerador").

Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho.

 

Diagrama do aparelho
Diagrama do aparelho

 

Na figura 2 mostramos a disposição dos componentes numa ponte de terminais que é a versão mais simples e mais imediata principalmente para os iniciantes.

 

Montagem numa ponte de terminais.
Montagem numa ponte de terminais.

 

Os transistores admitem equivalentes e inclusive Q2 pode ser um BD136 ou TIP32 e o circuito alimentado com 12 V para maior potência.

Neste caso, entretanto, a alimentação deve vir de fonte ou bateria, pois um simples conjunto de pilhas não teria condições de fornecer a energia exigida.

O alto-falante pode ser de 5 a 10 cm com 4 ou 8 ? de impedância.

Os resistores são de 1/8 W ou maiores e o eletrolítico é para 12 V.

Para testar o aparelho é só ligar sua alimentação.

Devem ocorrer estalidos em maior ou menor velocidade conforme ajustamos o potenciômetro.

Faça o ajuste para obter o som equivalente a um motor.

Comprovado o funcionamento é só instalar o conjunto numa caixa e usar o aparelho da melhor maneira, embutindo-o na sua montagem de robótica ou mecatrônica ou onde quiser.

 

 

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

Q2 - BC558 ou equivalente - transistor PNP de uso geral

FTE - 4 ou 8 ? - alto-falante pequeno

S1 - Interruptor simples - opcional

B1 - 3 ou 6 volts - 2 ou 4 pilhas - ver texto

P1 - 1 M ? - potenciômetro

R1 - 10 k ? - marrom, preto, laranja

R2 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho

C1 - 10 µF/12 V - capacitor eletrolítico

 

Diversos:

Ponte de terminais, caixa para montagem, suporte para duas ou quatro pilhas (opcional), botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.