Eis uma fonte de alimentação para seu radinho de pilhas pequenas, calculadora, ou outro aparelho de baixo consumo que utilize pilhas comuns e cuja corrente exigida não seja maior que 100 mA. Esta fonte não usa transformador e pode ser instalada numa placa muito pequena.

Uma fonte sem transformador não pode fornecer correntes elevadas e nem a segurança de uma fonte que utiliza este componente que isola a rede evitando assim choques.

No entanto, em certas aplicações a economia pode ser importante e isso ocorre com pequenos rádios e calculadoras.

A fonte que descrevemos fornece de 3 a 12 V de saída (2 a 8 pilhas pequenas) com correntes de até 100 mA.

Podemos montá-la numa placa de circuito impresso facilmente elaborada e instalá-la numa pequena caixa plástica tipo saboneteira ou de tamanho menor.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo por onde observamos que a queda de tensão mais a limitação de correntes são obtidas de um capacitor de poliéster e um diodo zener.

 

Figura 1 – Diagrama da fonte
Figura 1 – Diagrama da fonte

 

O circuito básico é para a rede de 110 V, mas pode funcionar na rede de 220 V se C1 for reduzido para 1 µF ou 470 nF.

Na figura 2 temos a placa de circuito impresso para esta montagem.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

O capacitor C1 deve ser obrigatoriamente de poliéster com uma tensão de trabalho de 450 V pelo menos se sua rede for de 110 V e de 600 V se sua rede for de 220 V.

Como os tamanhos destes componentes variam conforme a tensão e o fabricante será conveniente determinar a separação dos furos para sua ligação na placa depois de tê-lo em mãos.

O diodo zener é de acordo com a tensão que se deseja, ou seja, de 3 a 12 V e sua dissipação deve ser de 1 W.

O capacitor C2 tem uma tensão de trabalho pelo menos 50% maior que a tensão do zener. Se o zener for de 9 V, por exemplo, recomendamos um capacitor para 15 V.

A saída é obtida por dois fios lembramos que o comum de 0 V está diretamente ligado à rede, havendo pois perigo de choque se ele for tocado. (Esta é a desvantagem de uma fonte sem transformador.)

Na figura 3 mostramos o modo de se fazer a adaptação para o rádio ou calculadora usando um jaque tipo "circuito fechado".

 

Figura 3 – Adaptando um jaque circuito-fechado
Figura 3 – Adaptando um jaque circuito-fechado

 

Veja que é muito importante observar a polaridade destas ligações, pois se houver qualquer inversão não só o aparelho alimentado não funciona como pode até haver a queima de componentes.

 

D1 - 1N4004 ou equivalente - diodo de silício

Z1 - Diodo zener de 1W

C1 - 1 a 2,2 µF - capacitor de poliéster para 450 V ou mais

R1 – 100 k x 1/8 W - resistor (marrom, preto, amarelo)

C2 – 1500 µF ou mais - capacitor eletrolítico

Diversos: placa de circuito impresso, cabo de alimentação, fios, jaques, plugue

etc.