Apresentamos uma versão TTL do conhecido jogo. Nesta versão, o erro do jogador é acusado pela emissão de um som num pequeno alto-falante.

O jogo consiste em se chegar com a argola até o fim do arame sem deixá-la encostar. Se isso acontecer o circuito é acionado com a produção de um som contínuo pelo alto-falante.

O integrado usado neste caso também é o 7400 que é formado por 4 portas NAND de duas entradas as quais formam um oscilador disparado por um sinal externo que vem justamente do contacto do arame com a argola.

A frequência deste oscilador é determinada basicamente pelo capacitor que então pode ter seu valor alterado conforme se deseje um alarme mais grave ou mais agudo.

Na figura 1 temos o diagrama e a placa para esta montagem.

 

Figura 1 – Diagrama e placa
Figura 1 – Diagrama e placa

 

O transistor serve como excitador para que se obtenha um bom volume de som no pequeno alto-falante usado.

A alimentação para este circuito também vem de 4 pilhas pequenas que são ligadas em série juntamente com um diodo 1N914 ou 1N4001 que produz uma pequena queda de tensão de 0,6 V para cair na faixa de 4,5 a 5 V dos circuitos TTL.

O conjunto pode ser montado com facilidade numa pequena caixa plástica devendo o leitor apenas ter cuidado na colocação do circuito integrado observando a disposição de seus terminais.

Para maior dificuldade no jogo o diâmetro da argola pode ser reduzido e as curvas do arame tornadas mais tortuosas.