O projeto apresentado é interessante, pois permite a determinação da velocidade de reação de dois competidores com precisão. Este aparelho pode ser usado em brincadeiras, concursos de perguntas ou mesmo em jogos.

O que se tem basicamente é um circuito que indica com precisão qual de dois competidores acionou em primeiro lugar um botão, fazendo acender um LED correspondente. Numa brincadeira de perguntas e respostas, o que acionar primeiro o interruptor ao ser feita a pergunta terá o direito de tentar respondê-la.

A base do circuito é um circuito integrado C-MOS 4001, que consiste em 4 portas NOR de duas entradas. Nesta configuração todas as 4 portas são usadas.

O circuito completo do Jogo da Velocidade é então mostrado na figura 1, com os valores dos componentes.

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito

 

A alimentação do circuito é feita com uma tensão de 9 V, que pode vir de uma bateria única comum, e como semicondutores adicionais temos apenas os LEDs indicadores, um correspondendo a cada competidor.

O acionamento do circuito é feito por meio de dois interruptores de pressão, S1 e SZ, que deverão ser ligados ao circuito por meio de cabos de um a dois metros, de modo a poderem ser acionados à distância pelos competidores.

O interruptor S3, que é do tipo normalmente fechado (como os usados em portas de geladeira), serve para rearmar o circuito desligando momentaneamente a fonte de alimentação.

Neste circuito, as portas são ligadas como inversoras e de tal modo que o acionamento de duas delas inibe as outras duas, ou seja, em cada instante só poderemos ter um LED aceso.

Qual LED será aceso dependerá então de qual das portas for excitada em primeiro lugar.

Na figura 2 temos a sugestão de placa de circuito impresso para esta montagem.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem

 

Os resistores são todos de 1/8 W com tolerância de 10% ou mais, e os capacitores podem ser tanto de poliéster metalizado como cerâmicos, com os valores indicados.

Para o circuito integrado pode ser usado um soquete DIL de 14 pinos, se o leitor tiver dificuldades em soldar os seus delicados terminais diretamente na placa de circuito impresso.

Nas duas montagens é importante observar após a soldagem do integrado se não existem espalhamentos de solda em seus terminais, que possam colocá-los em curto.

No manuseio do circuito integrado é conveniente não segurar nunca diretamente em seus terminais, pois as cargas estáticas de seu corpo podem causar-lhe danos.

Para o LED deve-se observar sua posição ou polaridade, que é dada pelo lado chato do invólucro, que corresponde ao catodo e que, portanto, deve estar ligado ao polo negativo da fonte de alimentação.

 

CI-1 - 4001 - circuito integrado C-MOS

LED1, LED 2 - LEDs comuns vermelhos

R1, R4 – 10 k x 1/8 W - resistores (marrom, preto, laranja)

R2, R5 – 220 k x 1/8 W - resistores (vermelho, vermelho, amarelo)

R3, R6 - 1k2 x 1/8 W - resistores (marrom, vermelho, vermelho)

C1 - 100 nF - capacitor cerâmico

C2, C3 - 22 nF - capacitores cerâmicos ou de poliéster

S1, S2 - interruptores de pressão comuns

S3 - Interruptor normalmente fechado

B1 - bateria de 9 V

Diversos: caixa para montagem, placa de circuito impresso, fios, solda, etc.