Eis um circuito simples, feito a partir de material de sucata, ideal para os que gostam de fazer experiências diferentes. Trata-se de um oscilador tem uma freqüência que depende da luz que incide num elemento sensível.

O elemento sens¡vel pode ser um LDR ou mesmo um foto-transistor comum, com menor sensibilidade. O circuito pode ser alimentado com 2 ou 4 pilhas.

O que descrevemos é um oscilador do tipo Hartley cuja freqüência é influenciada pelo circuito de realimentação, onde colocamos um sensor. Este sensor consiste num foto-resistor comum, um componente cuja resistência depende da intensidade da luz que incide na sua superfície sensível.

Podemos usar este circuito para fazer demonstrações sobre o princípio de funcionamento dos fotoalarmes e fotossensores. Na figura 1 temos o diagrama completo do oscilador solar.

 

Diagrama dos oscilador solar
Diagrama dos oscilador solar

 

 

 

A montagem dos componentes é feita com base numa ponte de terminais conforme mostra a figura 2.

 

 

Sugestão de montagem na ponte de terminais.
Sugestão de montagem na ponte de terminais.

 

 

O transformador T1 é o único componente crítico da montagem. Usamos um transformador de saída retirado de um rádio transistorizado fora de uso. Este componente é facilmente identificado por estar ligado ao alto-falante. Existe um outro transformador nos circuito normalmente que não é ligado ao alto-falante. Este transformador, o driver, não serve para este projeto.

O capacitor C1 pode ter valores entre 10 nF e 100 nF e é de qualquer tipo. O mesmo ocorre para C2 que pode ter valores entre 22 nF e 100 nF. O resistor ‚ de 1/8W e seus valores podem ficar entre 47k ? e 470 k ?.

O alto-falante também pode ser de qualquer tipo com 8 ? de impedância. Na alimentação podem ser usadas duas ou quatro pilhas pequenas. O transistor admite qualquer equivalente: podem ser usados transistores PNP de silício de uso geral aproveitados inclusive do próprio radinho que o transformador foi retirado.

Até mesmo transistores de germânio antigos podem ser experimentados. O único ponto importante na ligação do transistor é que precisamos conhecer a disposição de seus terminais de modo a identificar o coletor, emissor e base.

Para o sensor pode usar qualquer LDR comum ou então um transistor de potência como o 2N3055 do qual tenha sido retirada a parte superior do invólucro de modo a expor a pastilha semicondutora à luz.

Para provar o aparelho, basta colocar as pilhas e ajustar P1 para haver som. Depois que o oscilador for ajustado para "apitar" faça sombra sobre o sensor e veja como ela influi na tonalidade do som produzido.

Para ter uma ação direcional do sensor, instale-o num tubinho de papelão. O melhor ponto de funcionamento ocorre nos extremos da faixa de oscilação.

 

 

Semicondutores:

Q1 - BC558 ou qualquer transistor PNP de uso geral

 

Resistores:

LDR - foto-resistor comum

R1 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho

P1 - 47 k ? - potenciômetro

 

Capacitores:

C1 - 10 a 47 nF - poliéster ou cerâmico

C2 - 22 nF a 100 nF - poliéster ou cerâmico

 

Diversos:

FTE - 8 ? x 10 cm - alto-falante comum

T1 - Transformador de saída de transistores - ver texto

B1 - 3 ou 6 V - 2 ou 4 pilhas pequenas

Ponte de terminais, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.