Alimentado por duas ou quatro pilhas pequenas, este transmissor pode ficar depois de pronto, menor que um maço de cigarros e por isso ser usado em espionagem, como microfone volante ou mesmo agregado a um rádio comum de FM tornando-o um walk-talkie.

Seu alcance depende da tensão de alimentação, chegando aos 50 metros com duas pilhas e podendo superar os 100 metros com quatro pilhas pequenas.

O sinal emitido por este transmissor está na faixa de 88 a 108 MHz, podendo ser captado por qualquer rádio de FM sintonizado em frequência livre.

Devemos observar que, para este tipo de transmissor, influi bastante no alcance a presença de obstáculos principalmente de metal, de modo que em campo aberto e sobre a água o alcance é muito maior.

Na figura 1 temos o diagrama completo do nosso pequeno transmissor de FM.

 

 


 

 

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.

 


 

 

 

Como se trata de um projeto muito simples, e até indicado como primeira montagem para os leitores iniciantes, os componentes também podem ser soldados numa ponte de terminais com a disposição mostrada na figura 3.

 


 

 

A bobina L1 ‚ formada por 4 espiras de fio comum rígido 22 de capa plástica ou ainda fio esmaltado enroladas tendo por referência um lápis.

A antena é ligada na segunda espira a partir do lado do coletor do transistor nessa mesma bobina e consiste num pedaco de fio esticado de 15 a 40 cm. Também pode ser usada uma antena telescópica de mesmas dimensões. Não recomendamos antena maior para não introduzir instabilidades de funcionamento no circito.

O trimmer CV pode ser do tipo plástico ou de porcelana e seu valor não é crítico. Valores de 2-20 a 5-50 pF podem ser usados sem problemas.

Os capacitores devem ser todos cerâmicos, e os resistores são de 1/8 W ou maiores. O transistor admite equivalentes como o BF495, 2N2222 ou mesmo 2N2218. Para este último, a alimentação pode ser feita com até 9V e obter-se com isso um alcance maior. No entanto, o consumo também será maior e a durabilidade da bateria nãoi será muito grande.

O capacitor C1 é o único capacitor eletrolítico do circuito e sua tensão de trabalho deve ser de 6 V ou maior.

O suporte de pilhas precisa ter sua polaridade observada e para instalar o conjunto deve ser usada uma caixa de plástico ou madeira. Não use caixa de metal.

Para usar o circuito, sintonize nas suas proximidades um receptor de FM colocado fora de estação (em frequência livre) e em seguida ajuste CV do transmissor até encontrar o sinal mais forte. Use uma chave que não seja de metal para fazer este ajuste.

Conseguindo o sinal, basta falar diante do microfone para ter a reprodução dos sons.

Afaste-se com o transmissor para não ter o efeito da microfonia, ou seja um forte apito que ocorre quando o transmissor e o receptor estão muito próximos.

Para obter o melhor desempenho, segure o transmissor firme em posição vertical, evitando movimentos bruscos ou balanços. Nunca segure o transmissor pela antena, pois isso fará com que o sinal "escape".

 

PROJETO 1

 

Semicondutores:

Q1 - BF494 ou equivalente - transistor NPN de RF

 

Resistores: (1/8W, 5%)

R1, R2 - 10 k Ω – marrom, preto, laranja

R3 - 4,7 k Ω – amareo, violeta, vermelho

R4 - 47 Ω – amarelo, violeta, preto

 

 

Capacitores:

C1 - 10 µF x 6V - eletrolítico

C2 - 10 nF - cerâmico

C3 - 4,7 pF - cerâmico

C4 - 100 nF - cerâmico

CV - trimmer comum - ver texto

 

Diversos:

MIC - microfone de eletreto de dois terminais

L1 - Bobina - ver texto

B1 - 3 ou 6V - 2 ou 4 pilhas pequenas

S1 - Interruptor simples

Placa de circuito impresso ou ponte de terminais, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.