Este pequeno transmissor pode operar em frequências entre 3 e 7 MHz, emitindo sinais telegráficos para a prática de código Mos ou mesmo comunicações a curtas e médias distâncias. O circuito pode ser alimentado com tensões de 3 a 9 V e, dependendo da antena, seu alcance poderá superar algumas centenas de metros. Trata-se de montagem experimental para os que estudam ou gostam de radiotransmissão.

Conforme podemos ver pelo diagrama, temos um oscilador com o transistor BF494 ou equivalente como o 2N2218, para maior alcance. O resistor de base deve ser obtido experimentalmente entre 2k2 e 10k, escolhendo-se o que resulte em melhor rendimento.

Na figura 1 temos o diagrama completo do transmissor.

 

Figura 1 - Diagrama do transmissor de ondas curtas
Figura 1 - Diagrama do transmissor de ondas curtas

 

A montagem pode ser realizada experimentalmente em matriz de contatos ou ainda em ponte de terminais. Para a ponte de terminais damos a disposição dos componentes na figura 2.

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

As bobinas devem ser enroladas num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro e de 10 a 30 cm de comprimento da seguinte forma:

L1- 30 espiras de fio esmaltado 28 AWG

L2 - 10 espiras do mesmo fio sobre L1

As pontas dos enrolamentos devem ser raspadas os pontos de solda. Se o circuito não funcionar na primeira tentativa, inverta as ligações de uma das bobinas.

A alimentação pode ser feita com pilhas ou fonte. Não recomendamos o uso de bateria de 9 V, pois o consumo é elevado para este tipo de fonte,m causando seu rápido desgaste.

O transistor pode ser o BF494 ou mesmo equivalentes de RF e de média potência como o BD135, 2N2222, etc.

O manipulador pode ser fabricado com duas chapinhas de metal que devem se tocar quando apertarmos o botão. A antena pode ser um fio esticado cujo comprimento pode variar entre 1 e 20 metros. Uma ligação à terra aumentará bastante o rendimento.

Para experimentar e operar o aparelho ligue nas proximidades um rádio de ondas curtas, sintonizando alguma frequência livre entre 3 e 7 MHz. Ajuste CV, um variável de rádio transistorizado, até captar o sinal. Para operar utilize o Código Morse (veja no site).

 

Q1 - BF494 - transistor NPN de RF

M1- Manipulador

L1, L2 - Bobinas - ver texto

R1- 10 k Ω- resistor - marrom, preto, laranja

CV - capacitor variável de rádio de ondas médias

C1- 10 nF- capacitor cerâmico

B1 - 3 a 9 V- fonte ou pilhas

Diversos: suporte de pilhas, bastão de ferrite, antena, ponte de terminais, fios, solda, etc.