Muitos professores e pais de alunos nos perguntam como fazer para visitar os super telescópios que estão instalados nos Andes Chilenos. Agora temos uma solução para esta visita. O Dr. Gustavo Rojas, da µFSCar, membro da comissão organizadora da OBA, apresentador do programa “O céu da semana”, vai guiar uma visita pelos super telescópios do “Cerro Paranal” e do ALMA, os maiores do mundo, incluindo visitação às maravilhas do deserto do Atacama.

A visita será organizada pela Agência Marcos Pontes. Será formado um grupo que receberá na saída uma pequena palestra com o Astronauta Marcos Pontes sobre a “Fisiologia para grandes Altitudes”.

A Agência Marcos Pontes cuidará de todos os detalhes para sua entrada nestes ambientes científicos, mas precisa de antecedência em sua inscrição, pois são poucas as vagas. Você conhecerá o ALMA Operations Support Instalacion, onde o pessoal do ALMA trabalha e onde poderão observar a sala de controle, laboratórios e avistar as antenas em manutenção. Além do ALMA haverá uma visita guiada através das instalações mais relevantes do Cerro Paranal. Obviamente será usada uma estrutura de transporte de primeira, hospedagens qualificadas e passeios imperdíveis às maravilhas naturais da região. Note, porém, que devido ao estresse que as condições ambientais em grande altitude podem impor à condição física de determinados visitantes, sugerimos um checkup médico antes de sua visita, já que é muito limitada a capacidade de responder a uma emergência médica durante a visita de um grande grupo.

Vale colocar também que você não precisa ser astrônomo de profissão, qualquer pessoa que deseja conhecer esta ciência, terá oportunidade para compreender melhor tudo sobre nosso universo na prática. A viagem é aberta para jovens acima de 12 anos acompanhadas de um adulto.

Detalhadas informações estão na Agência Marcos Pontes, www.agenciamarcospontes.com.br, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou com Marcos Palhares (11) 98293-9393 ou (11) 3229-8923  Av. Rangel Pestana, 1105 - Centro - São Paulo – SP - CEP 03001-000 Brasil

--

Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle

Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA

Coordenador Nacional da Mostra Brasileira de Foguetes, MOBFOG

Coordenador Nacional dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia, EREA

Instituto de Fisica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524/3023-D, Maracanã

20550-900 Rio de Janeiro - RJ

Tel. (UERJ) (21) 2334-0082, (21) 4104-4047, Cel. (21) 982723810 (TIM), Res. (21) 2258-0586

Nome Skype: joaocanalle

Emails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.