Os alunos Elton Shinji Okuma Hayachigui e Leonardo Araujo Lion apresentaram na 15ª FEBRACE realizada na Escola Politécnica da USP interessante trabalho de engenharia, orientados pelo Professor Newton C. Braga. O trabalho técnico de eletrônica consistiu num Detector de Raios cuja finalidade é a prevenção de acidentes com raios por meio de alternativas eletrônicas em escala local. O circuito baseia-se no fato de que antes de uma tempestade com raios ocorre uma alteração no campo elétrico nas proximidades da nuvem e também a emissão de sinais de rádio numa faixa do espectro que vai das ondas longas até acima das ondas médias. Assim, usando um sensível eletroscópio (medidor de cargas elétricas) e um receptor de rádio AM comum, o detector pode acionar um circuito de aviso quando houver a aproximação de uma tempestade com raios. A ideia básica dos alunos é ter esse detector em postes com sistemas de aviso colocados em locais perigosos como praias e parques capazes de alertar as pessoas para que deixem o local na aproximação de uma tempestade.

Na ocasião, o Prof. Newton encontrou com diversos professores amigos e estudantes que utilizaram projetos e circuitos de seu site para elaborar seus projetos.

A FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) é realizada todos os anos no campus da Escola Politécnica na Cidade Universitária (USP) em São Paulo, encontrando-se em sua 15ª edição. Esta feita, feita em parceria com universidades do exterior como Harvard e o MIT revela novos talentos que representarão nosso país na feira mundial que este ano será realizada nos Estados Unidos.