A ideia de se utilizar ondas de rádio para se monitorar as atividades do cérebro de uma pessoa não é nova. No entanto, partindo inicialmente da ideia de que ocorrem emissões devido a atividade dos neurônios, o que os cientistas do MUIT descobriram é que também ocorrem variações nos padrões de reflexão das ondas quando pensamos.

Desta forma, pesquisadores do Computer Science and Artificial Intelligente Laboratory (CSAIL) do MIT estão usando sinais de rádio para determinar emoções e também para monitorar pessoas detectando variações da respiração e batimentos cardíacos.

´Segundo Dina Katabi, pesquisadora e professora da engenharia elétrica e da computação do MIT, trata-se de um aparelho semelhante a roteador de WiFi que monitora os sinais de RF refletidos nas pessoas e que voltam com alterações que podem servir para analisar suas emoções e outros dados biológicos.

 

DIna Katabi
DIna Katabi

 

A ideia atual dos pesquisadores é utilizar a técnica para diagnosticar distúrbios do sono, desenvolvendo algoritmos que possibilitam a análise dos sinais refletidos de modo a encontrar soluções para o problema.

Os estudos com a co-participação do Prf. Tommi Jaakkola, envolvem 25 voluntários e o sistema revelou-se suficiente sensível para detectar quando as pessoas estão acordadas ou dormindo com 80% de precisão.

Não estamos longe do aparelhinho que o médico da Entreprise (Jornada nas Estrelas) usa para detectar o que você tem simplesmente apontando para você...