Não é de hoje que a ABB fabrica os melhores braços róboticos do mercado, e com certeza é o sonho de muitos (meu principalmente) de manipular e operar uns autômatos da ABB (até mesmo construir um similar) .
No dia 12 de Setembro a ABB colocou a YuMi pra reger a orquestra filarmônica de Lucca, juntamente com o tenor italiano Andrea Bocelli, na feira internacional de robótica que aconteceu na Itália.


Abaixo temos alguns vídeos que achei interessante mostrar para conhecermos um pouco mais deste robô que possui 14 eixos de movimento, onde alguns eixos podem virar 400 graus em apenas 1 segundo. Com 50 cms de altura pesando apenas 38 kg, fica fácil realocá-lo em diversos locais da fábrica conforme a necessidade.
Ele não carrega muita carga, apenas meio kilo, mas para montagens de aparelhos pequenos e reger orquestra ele faz com perfeição. Acredito que alguns podem estar pensando que a programação do YuMi deve ser complexa para determinadas ações, mas você pode ensinar a YuMi simplesmente manipulando seus braços.
O que vale a pena ver no vídeo é por onde a fiação que chega nas garras e dos sensores do YuMi passam, além das diversas formas de comunicação que ela possui (com ou sem fio). Outra coisa interessante é o nível de precisão desta máquina , que chega a 0,02 milímetros no movimento.
Os vídeos abaixo mostram com mais detalhes a YuMi e sua apresentação regendo a orquestra.


Detalhes de datasheet da YuMi.
http://new.abb.com/products/robotics/pt/robos-industriais/yumi

Vídeos