Novembro de 2017 – Pesquisadores do MIT descobriram como detectar quando uma planta precisa de água. Os pesquisadores descobriram que os estômatos, pequenos poros que existem nas folhas da plantas, abrem para deixar a água evaporar durante o dia e fecham durante a noite.

Pois bem, o que esses pesquisadores descobriram é que o tempo de abertura e fechamento dos estômatos dependem da quantidade de água que a planta possui.

Se a planta tem água o suficiente, os estômatos demoram 53 minutos para fechar em média quando anoitece e depois uma média de 7 minutos para abrir quando a folha é exposta a luz.

No entanto, se a planta está com deficiência de água, o tempo de abertura aumenta para uma média de 25 minutos e o tempo de fechamento dos estômatos se reduz para 45 minutos.

Assim, o que os pesquisadores fizeram foi colocar nas folhas um sensor fabricado com nanotubos de carbono capaz de sensoriar quando os estômatos estão abertos e fechados e simplesmente ligar este sensor a um multímetro.

Desta forma foi possível simplesmente monitorando a indicação do multímetro determinar quando a planta precisava ou não de água.