Abraão Balbino Silva sobre o futuro do mercado de Telecom
O Site do Hardware Livre - OSHW

Abraão Balbino Silva sobre o futuro do mercado de Telecom

Abraão Balbino Silva da Anatel estará no dia 26 de março no Fórum das Operadoras Alternativas. O Fórum OA é um seminário que discutirá o uso de novas tecnologias, frequências de espectro e modelos de negócios para a construção de redes sem fio para o provimento de acesso à Internet e aplicações de Internet das Coisas (IoT). A organização é uma parceria entre Mobile Time e Teletime.


Os temas que serão debatidos são MVNOs, IoT, Wi-Fi, LPWA, Sigfox, Lora, banda larga móvel e ISPs com os profissionais mais renomados da área. Conseguimos uma entrevista com Abraão Balbino Silva da Anatel, onde fizemos perguntas importantes para o setor.



INCB - Como as novas tecnologias e as novas redes de telecomunicação irão impactar o mercado de trabalho ?

Abraão Balbino - A automação nos processos produtivos e na prestação de serviços devem crescer exponencialment e com a ampla difusão de tecnologias que, hoje, estão ainda em seus estágios iniciais de desenvolvimento. A ampla difusão de soluções de Inteligência Artificial, associadas a capacidades de processamento e armazenamento de grandes volumes de informações (conhecido como Big Data), somadas a uma infinidade de dados de sensores da Internet das Coisas (IoT), todos conectados as redes ubíquas e interoperáveis, têm conjuntamente o potencial de reconfigurar as estruturas tradicionais do mercado de trabalho.
Nesse sentido, muitas profissões tendem a perder atratividade, em especial aquelas mais burocráticas e repetitivas, dando lugar a novas profissões com foco nesse novo ecossistema digital.

 

 

INCB - Como o profissional deve se preparar para ingressar nessa área ?

Abraão Balbino - O advento dessas tecnologias irá demandar um desenvolvimento sem precedente de habilidades de uso e desenvolvimento em TICs, com muito espaço à criatividade e ao desenvolvimento de competências não replicáveis ou passíveis de serem automatizadas. Novas profissões devem surgir nesse ambiente, com foco essencialmente na compreensão de comportamentos a partir da análise de um enorme conjunto de dados. Nesse novo ambiente, não bastará ao profissional a detenção de informação bruta, ou o conhecimento de funções operacionais, será necessário trabalhar cada vez mais a interpessoalidade e a multidisciplinariedade.

 

INCB - Como as empresas devem se posicionar nesse novo cenário ?

Abraão Balbino - Como é próprio de momentos de destruição criativa e surgimento de novos paradigmas técnicos e econômicos, alguns mercados deixam de existir, ao passo que outros completamente disruptivos são criados. O desafio que se apresenta às corporações é justamente identificar essa conformação e como ela impacta nos negócios de hoje. Na mesma medida em que o dinamismo da indústria de TICs dificulta a manutenção a longo prazo de uma posição de liderança em certo negócio, ele cria janelas de oportunidades para um posicionamento estratégico favorável em novos mercados.

 


 

 

Lembrando que o Instituto NCB estará presente ao evento para trazermos uma síntese dos temas abordados.

Para participar do evento acessse o link: http://www.operadorasalternativas.com.br/

 


 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Absurdo
O absurdo é o mistério dos incrédulos.
Mário da Silva Brito Diário Intemporal - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)