O Site do Hardware Livre - OSHW

Semana Inova Indústria com Nuncio Perrella da ARM-Keil


https://www.linkedin.com/in/nuncio-perrella-b67341/

Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Professor da Universidade São Judas Tadeu, Nuncio Perrella é especializado em Processamento Digital de Sinais, Microprocessadores e Microcontroladores. Nuncio também foi colaborador da Texas Instruments por 20 anos. Na FCBr, é responsável Técnico / Vendas para as ferramentas de desenvolvimento ARM e suporte para os novos negócios de Internet das coisas.

 

 

INCB - Fale um pouco da ARM – Keil.

Núncio Perrella - A FCBr é um distribuidor ARM no Brasil, sua missão é auxiliar nos desafios de desenvolvimento das novas gerações de produtos conectados na internet, provendo ferramentas de desenvolvimento, suporte, treinamento, serviços de nuvem, entre outras atividades relacionadas a ARM.

 

 

INCB - Quais as áreas de atuação da Keil?

Núncio Perrella - Áreas de Atuação da FCBr: Comercialização dos produtos ARM ( SW/HW) de desenvolvimento, auxilio no desenvolvimento dos serviços em nuvem a partir da plataforma Pelion, prover soluções que integram segurança, robustez, oferecendo baixo custo de implementação, aliado a capacidade de realização de upgrade de Firmware remoto, dentro de um mesmo ecossistema ARM.

 

INCB -  Como você vê a importância das novas tecnologias de processamento no Brasil ? E qual estratégia da Keil no fornecimento de tecnologia e ferramentas de desenvolvimento nessa área ?

Núncio Perrella - Começo a resposta citando os números a respeito de dispositivos conectados na internet, podemos dizer que são números bem expressivos, algumas fontes consideram que teremos mais de 50 bilhões de dispositivos conectados em 2020, outras mais conservadoras estimam que teremos em torno de 20 bilhões de dispositivos conectados, o que chama a atenção é que estamos falando em grandeza de bilhões. Teremos bilhões de processadores que possuem a necessidade de desenvolvimento de FW, gravação e update remoto , mecanismos de segurança e proteção, baixo consumo de energia, alta capacidade de processamento, entre outras características. A ARM prove todo o ecossistema. Apesar de não fabricar nenhum dispositivo a ARM possui as tecnologias de microprocessadores: M0 e M0+ para as aplicações de ultra baixo consumo de energia, os microprocessadores M3, M4 e M7 para as necessidade que demandam maior capacidade de processamento e/ou processamento digital de sinais, dispositivos que possuem mecanismos em HW para segurança como os processadores M23/M33 e também tecnologia de processadores para utilizar HLOS como os dispositivos da família Cortex A, onde temos Linux, Android, Windows10IoT são soluções de SO.

Além de prover a tecnologia dos processadores a ARM oferece o IDE de desenvolvimento, DS5, Keil MDK e recentemente anunciado o Development Studio que integra as plataformas de desenvolvimento para processadores Cortex M, R e A.

Algo não muito difundido é que a ARM disponibiliza um Compilador na Nuvem gratuito (MBED), para atender as demandas de desenvolvimento de novas tecnologias para Internet das coisas, lembre que falamos de bilhões de dispositivos!!!

 

 

INCB - Quais os destaque da Palestra que a ARM /Keil ?

Núncio Perrella - Vamos falar da utilização do MBED e suas vantagens, também daremos destaque de como conciliar o MBED com um IDE padrão como exemplo KEIL. A proposta é utilizar uma ferramenta de baixo custo para demonstrar as possibilidades de desenvolvimento.

Utilizaremos o KIT da ST Nucleo-64 STM32F103 https://www.st.com/en/evaluation-tools/nucleo-f103rb.html  que possui custo de US$ 10,00. Iremos demonstrar também a plataforma de IoT da ST kit de desenvolvimento STM32 Discovery kit IoT node https://www.st.com/content/st_com/en/campaigns/stm32l4-discovery-kit-node.html  que é um laboratório completo para os desbravadores das aplicações de Internet das coisas. Utilizaremos a plataforma Pelion da ARM para os serviços de Nuvem e Store,

 

INCB - No dia 29 de novembro no "Embedded Day" da semana Inova Industria, quais serão os destaques que ARM/Keil estará mostrando?

Núncio Perrella - Nossos destaques serão as tecnologias para desenvolvimento de aplicações , ferramentas de desenvolvimento, HWs disponíveis, cuidados a serem observados no projeto entre outros tópicos.

 

Núncio Perrella - Finalizo convidando os desenvolvedores que buscam novos caminhos para seus projetos a assistirem ao treinamento que oferecerá novas possibilidade para desenvolvimento seguro e ágil. A Semana Inova Indústria acontecerá dia 29 de Novembro .

 

Clique aqui e Saiba como participar da Semana Inova Indústria

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Obséquio
O obséquio produz amigos, a verdade ódio. (obsequium amicos veritas odium parit.)
Terêncio (190-159 AC) - A Moça de Andros - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)