Novembro de 2012 - Mais uma vez a parceria do Inatel com empresas da área de tecnologia resulta em conquistas para os alunos da instituição. Nos últimos dias, representantes de empresas parceiras e do Inatel realizaram o descerramento de placas que simbolizam novos investimentos em dois laboratórios. O laboratório de Robótica e Inteligência Artificial e o de Automação Industrial II foram equipados com aquisições feitas pelo Instituto e também doações de empresas parceiras.

 


 

 

Robô Curumim
Robô Curumim

 

Os dispositivos fazem parte dos novos equipamentos do laboratório de Robótica e Inteligência Artificial O laboratório de Robótica e Inteligência Artificial auxiliará os alunos nas pesquisas de Iniciação Científica e projetos da Fetin. O espaço conta com instrumentos da plataforma Arduíno e kits da empresa Xbot, com os robôs Curumins e bancadas externas. No dia 6 de novembro, os representantes da empresa estiveram no Inatel e destacaram o início desta parceria. "Os nossos produtos são feitos para a pesquisa e o desenvolvimento. O nosso propósito com o Inatel é fortalecer essa prática nas áreas da engenharia, utilizar todas as ferramentas de forma integrada", disse o Plínio Gabriel João, diretor comercial da Xbot.

O robô Curumim possui sistema de rádio wi-fi e na bancada aberta estão todos os dispositivos encontrados no robô, com software e hardware livres. "A aplicação pode ser utilizada para outros fins além da inteligência artificial, como novos produtos nas áreas de telecomunicações, biomédica, automação. Com o software e o hardware livres, o aluno pode implementar sensores, controles, softwares supervisórios, sistemas de comunicação diferenciados, etc..", explicou o gerente de Tecnologia e Negócios da Xbot, Wesley Gomes da Silva.

O novo laboratório de Automação Industrial II complementa o primeiro laboratório de Automação do Instituto e permite que mais alunos utilizem os equipamentos. No dia primeiro de outubro foi promovido o descerramento da placa que simboliza o investimento em cerimônia que reuniu representantes de empresas parceiras na montagem do espaço. Uma delas é a B&R Automação Industrial. Durante o evento, o diretor da B&R, Evandro Avancini, comentou a importância das ações em parceria com o Inatel. "A criação de cursos na área que a gente atua e que usam os nossos equipamentos para formar os alunos é uma ótima referência. Dizer que somos parceiros na criação de laboratórios no Inatel é algo que a gente fala com orgulho, com certeza", disse.

 

Descerramento de placa no laboratório de Automação Industrial II
Descerramento de placa no laboratório de Automação Industrial II

 

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, disse que a participação das empresas sempre foi de fundamental importância para o Inatel, que sempre esteve aberto para caminhar junto com o setor industrial na formação de profissionais capacitados. "Estes laboratórios têm por objetivo de despertar no estudante o interesse em trabalhar com o desenvolvimento e a pesquisa e, assim, alavancar novos projetos", afirmou.