Daniel Rocha diz que o Inatel tem ensino de qualidade
Daniel Rocha diz que o Inatel tem ensino de qualidade

 

Nokia/DivulgaçãoO Inatel virou notícia nacional nos últimos dias, com o anúncio da parceria com a Nokia e o Ministério das Comunicações. A partir de 2013 funcionará na instituição o primeiro laboratório da Nokia no Brasil para o desenvolvimento de aplicativos móveis, chamado de mLabs.

Essa iniciativa é parte de um conjunto de investimentos da Nokia nos próximos dois anos no Brasil . Em entrevista ao jornal O Tempo, de Belo Horizonte, o gerente de ecossistemas da Nokia Brasil, Daniel Rocha, explicou a escolha do Inatel para sediar o mLabs. "O Inatel oferece bons cursos para os seus alunos e o governo federal quer transformar o Brasil em um país líder em aplicativos móveis. Muitos dos profissionais que trabalham conosco em Manaus vieram dessa escola. Já pudemos comprovar a qualidade do ensino", afirmou Rocha.

Mais detalhes da parceria e do funcionamento do mLabs ainda serão fechados e divulgados posteriormente, mas, de acordo com o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Inatel Competence Center (ICC), Guilherme Marcondes, o projeto deve envolver dezenas de alunos do Inatel e especialistas do ICC no desenvolvimento dos aplicativos e na divulgação do mLabs. Para o gerente, a excelência em integrar academia e mercado é o grande diferencial do Inatel em conquistas como essa. "A forma como interagimos com o mercado faz a diferença e se reflete na qualidade de nossos serviços e ensino".

Em setembro, a Nokia promoveu, para mais de cem alunos do Inatel, um curso sobre desenvolvimento de aplicações para Windows Phone. Este mês, 25 estudantes fizeram um segundo curso sobre desenvolvimento de jogos e alguns ganharam um aparelho celular da empresa por terem desenvolvido e publicado três aplicativos no site do Windows Phone. "Ao começar o treinamento notei o maior diferencial dessa experiência: os próprios alunos. Já passei por vários lugares nesse período em que embarco nessa experiência como 'evangelista de tecnologia', mas poucas vezes vi gente com aquele brilho de vontade no olhar, ávidos por aprender, com facilidade para tal e, principalmente, com gana em colocar em prática o que estavam aprendendo ali", disse o instrutor dos treinamentos da Nokia, Sérgio Cavalcante.