Medalhista na OBM 2012, Miriam Harumi Koga participa da XVI Semana Olímpica
Medalhista na OBM 2012, Miriam Harumi Koga participa da XVI Semana Olímpica

 

 

Primeira jovem de Guarulhos a vencer a Olimpíada Brasileira de Matemática, Miriam Harumi Koga conquistou medalha de prata em 2012, no Nível I (para alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental), e foi convidada a participar da XVI Semana Olímpica, realizada em Aracaju (SE), de 20 a 26 de janeiro de 2013.

O encontro, que já é tradicional, ocorre sempre em diferentes cidades do Brasil, e dá início ao processo de seleção para formar as equipes que representarão o país em diversas competições internacionais de matemática.

Durante o evento, os 108 estudantes premiados na OBM 2012 receberam suas medalhas e certificados e participaram de aulas avançadas de matemática, ministradas por uma equipe de professores extremamente qualificados, selecionados pela organização da olimpíada.

"Foi uma semana muito proveitosa, pois, além de estudar bastante e adquirir novos conhecimentos, eu fiz amizade com pessoas de diversos lugares do Brasil que têm os mesmos interesses que eu", afirma Miriam.

Apaixonada por matemática, a aluna começou a participar de olimpíadas no 6º ano. "Por gostar muito de matemática, comecei a frequentar as aulas avançadas do colégio, que preparam os alunos para as provas de olimpíadas.

Quando vi que o pessoal do 7º ano estava conquistando medalhas, fiquei motivada a participar das competições", explica.

Desde então, Miriam se inscreve em todas as olimpíadas que consegue, mas as preferidas mesmo são as de matemática. Quanto aos planos para 2013, a jovem, que agora está cursando o 8º ano, diz que continuará a participar das aulas avançadas e que está preparada para novos desafios.