O engenheiro Flávio Cavalieri falou sobre questões relacionadas ao CLP (Controlador Lógico Programável)Os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial do Inatel promoveram duas palestras específicas para alunos destes cursos. O evento ocorreu no Teatro Inatel, no dia três de junho.

A palestra ministrada pelo engenheiro Heitor Dehe, da empresa Rockwell Automation, abordou questões relacionadas à área petrolífera, de óleo e gás, como mercado, equipamentos, conceitos de segurança típico e profissional da área. Já a palestra realizada pelo engenheiro Flávio Cavalieri, da empresa B&R Automation focou questões relacionadas ao CLP (Controlador Lógico Programável), como histórico, evolução, tipos de linguagens e uma demonstração real no final da palestra.

Durante as palestras, os alunos também puderam saber melhor quais são as oportunidades que o mercado de automação oferece. Como os dados no mercado de óleo e gás, citado pelo engenheiro Heitor, que mostram que quase 50% dos recursos investidos e dos profissionais alocados estão na área de automação, nos setores de perfuração/exploração. Outros 25% no setor de refinaria, exportação, vendas, desenvolvimento de sistemas, entre outros, sendo que a Petrobrás é a maior investidora do segmento, com previsão de investimentos superiores e 260 bilhões de reais nas próximas décadas, aplicados, principalmente, na exploração do óleo do pré-sal.

De acordo com o coordenador dos cursos de Automação do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli, atividades extracurriculares como estas palestras são importantes para os alunos terem contato com o mercado e com profissionais de alto nível de conhecimento. "Além disso, os alunos conseguem absorver as novas técnicas que o mercado de automação está adotando", ressalta.