O programa Ciência sem Fronteiras, que promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio, abriu edital para os alunos dos cursos de Tecnologia se candidatarem a bolsas de graduação no exterior.

  Ao todo, o programa destinará cerca de 100 vagas, distribuídas em vinte países, entre eles Alemanha, França, Estados Unidos, Coréia do Sul e Espanha.

  As inscrições estão abertas até o dia 29 de novembro e podem ser feitas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br. O candidato aprovado receberá uma bolsa que custeará sua permanência no país para estudo integral durante 12 meses. Além da mensalidade, o aluno recebe auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento e auxílio material didático.

  Os requisitos obrigatórios para as chamadas incluem obter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizados no período de 2009 a 2013. As boas notas do aluno na vida acadêmica influenciam na classificação.

   Para o coordenador dos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia em Automação Industrial, Alexandre Baratella Lugli, este programa ajuda a estimular os alunos na busca por novos conhecimentos. "A nova diretiva do governo federal de apoiar o intercambio, através do programa "Ciência Sem Fronteiras" estimulará os estudantes a buscarem novos conhecimentos e oportunidades no exterior. O objetivo é que o estudante complemente os seus conhecimentos em outro país, tendo um ganho significativo em sua formação acadêmica, cultural e pessoal. O Inatel e a coordenação do curso apóiam, com grande ênfase, a participação no programa", ressalta Baratella.

 

Alunos do Inatel

  Cerca de 20 alunos do Inatel já participaram do programa, sendo que seis ainda estão em intercâmbio. Países como Espanha, Holanda, Reino Unido e Alemanha estão entre o destino dos inatelinos.

  A aluna Camila da Silva Vieira Prado Luz, do 8º período de Engenharia Elétrica participou do Ciência sem Fronteiras entre 2012 e 2013 e estudou na Universidade Católica Santo Antonio de Murcia (UCAM), na Espanha. "Viver a experiência que esse programa proporciona é um privilégio, quem participa só tem a ganhar. Com o intercâmbio, você passa a ver o mundo e as pessoas com outros olhos, com horizontes mais distantes. É uma experiência inigualável conhecer outras culturas", afirma a estudante.

  Já para o aluno Wagner Anilton da Silveira que realizou seu programa nos Estados Unidos, no estado de Kentucky, a escolha pelo país se deu pela abundância de faculdades e por ser um dos países mais desenvolvidos mundialmente no quesito de tecnologia. "Esses 14 meses me proporcionaram grandes experiências. Voltei uma pessoa muito diferente, com mais riqueza cultural", diz.

  Outra questão apontada por Wagner foi a burocracia para realizar a inscrição e o apoio recebido por ele do Inatel. "Tive que correr com os documentos e toda a burocracia necessária, desde esse ponto já tive imenso apoio do Inatel, a começar pelo Núcleo de Estágios e Serviços (Nesp) que me orientou sobre esses primeiros passos. A segunda etapa foi marcada pela requisição de inúmeros documentos em apenas uma semana. Novamente, a ajuda e orientação do Nesp foram fundamentais", afirma Wagner.

  O professor e coordenador do Nesp, Bruno Monteiro, ressalta a qualidade do programa e também a importância em participar de um intercâmbio. "Participar de um intercâmbio é sempre muito importante, pois além do conhecimento acadêmico o aluno também adquire conhecimento cultural que irá levar para toda vida. Participar de programa como o Ciência sem Fronteiras certamente agrega muito valor ao seu desenvolvimento profissional. Acredito que esse edital aberto para os alunos do curso de tecnólogo irá despertar um interesse ainda maior nos estudantes", ressalta Bruno.

  Ainda de acordo com o professor, o Nesp comunica constantemente os alunos sobre os novos editais de intercâmbio abertos em especial do Ciência sem Fronteiras. Os interessados podem acompanhar os editais e as novidade pelo site www.inatel.br/nesp .