Suzanne Assis Souza Melo, formou-se em Engenharia de Telecomunicações no Inatel em 2011. Como de praxe, no último ano de faculdade, ela participou de diversos processos seletivos em empresas e chegou a ser chamada para uma vaga de estágio em uma multinacional. Mesmo assim, Suzanne optou por continuar os estudos ao conhecer as propostas do Mestrado em Telecomunicações da instituição.

 


 

 

Agora, prestes a concluir sua dissertação, a estudante já recebeu várias propostas de emprego. "Antes, pensava que cursar um mestrado iria me prender à área acadêmica, mas o objetivo do curso do Inatel é diferente. Ele nos prepara para fazer pesquisa aplicada ao mercado. Desta forma, pude me especializar em um assunto que está em alta, que são as Comunicações Ópticas, e tive a chance de fazer muitos contatos com centros de referência não só no Brasil como no exterior. Isso me abriu um leque muito grande de oportunidades", ressalta.

Nesta etapa final do Mestrado, Suzanne se viu novamente dividida entre a carreira profissional e a área de pesquisa e, dentre as várias propostas que recebeu, a possibilidade de fazer doutorado em uma universidade italiana foi a que mais lhe interessou. "Fazer um doutorado fora do país era meu sonho e eu só tive essa oportunidade por causa da minha formação. Se eu não tivesse me especializado nesta área, jamais teria tido esta chance", destaca.

 


 

 

Este também é o caso de Igor Feliciano da Costa, que concluiu o Mestrado em Telecomunicações recentemente e também optou pelo doutorado. No entanto, a proximidade que ele teve com empresas de renome durante o curso, o deixa tranqüilo com relação ao seu futuro profissional. "O principal diferencial do Inatel é a grande proximidade com as empresas e sua infra-estrutura de ponta. Isto facilita ao estudante fazer uma boa graduação, continuar a se especializar na pós ou no mestrado, e enquanto isso, fazer contato com diversas empresas, em que você possa futuramente trabalhar com pesquisa voltada para o desenvolvimento de novos produtos para o mercado", avalia.

Este é justamente o objetivo do Mestrado em Telecomunicações do Inatel, habilitar os alunos ao exercício das atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e docência em ensino superior, como também a realizar pesquisas científicas e tecnológicas que visem atender ao desenvolvimento nacional.

Neste sentido, a instituição oferece as seguintes linhas de pesquisa: Sistemas de Comunicação Digital Banda Larga, Redes e Rádios Cognitivos, Eletromagnetismo aplicado às Telecomunicações, Redes de Computadores e Comunicações Ópticas.

Para os interessados em ingressar no curso, as inscrições vão até 8 de fevereiro de 2014. Mais informações podem ser obtidas no site www.inatel.br/mestrado