Jan 2014 – Cientistas do ETH de Zurich (Suíça), desenvolveram um protótipo de circuitos eletrônico translúcido extremamente fino que pode ser colocado numa lente de contato.
O novo circuito é tão fino e flexível que pode ser enrolado em torno de um fio de cabelo humano.
A possibilidade de se integrar este circuito à lentes de contato, por exemplo, abre caminho para aplicações biomédicas como, por exemplo, monitorar a pressão do globo ocular em pacientes com glaucoma.
Os cientistas Giovanni Salvatore e Niko Münzenrieder construíram o circuito sobre uma folha de parileno de apenas 0,001 mm, um polímero isolante empregado em componentes eletrônicos.
Essas espessura corresponde a /50 da espessura do cabelo humano.
Sobre a superfície foram depositadas por evaporação e feixes de elétrons as camadas semicondutoras que formam os componentes.
Outras aplicações possíveis são a utilização de circuitos em roupas inteligentes (wearabling electronics) para monitorar atividades do corpo humano, por exemplo, durante caminhadas e exercícios.
A alimentação do circuito é feita pela mesma tecnologia dos chips RFID com bobinas e sensores transformando campos magnéticos em energia alétrica para sua alimentação.

 

Imagem: ETH Zurich (http://www.ife.ee.ethz.ch/)