O aluno do Colégio Mater Amabilis, em Guarulhos, Luis Fernando Machado Poletti Valle, concluinte do ensino médio em 2013, recebeu a notícia de que foi aprovado em quatro das melhores universidades nos Estados Unidos: Yale (New Haven, CT), Columbia (New York, NY), Cornell (Ithaca, NY) e  New York University (New York, NY).

 Antes disso, o aluno já havia passado em cinco grandes vestibulares brasileiros, sendo eles USP, Unicamp, ITA (6º lugar), IME (3º lugar do Brasil) e UFRJ, direto do 3º ano do ensino médio.

  Com apenas 17 anos, o aluno já conta com uma vasta lista de vitórias, entre elas 36 medalhas de olimpíadas em diversas áreas, o que só estimulou ainda mais a vontade de Luis de batalhar por algo cada vez melhor.

  “Ao participar de Olimpíadas, confirmei meu gosto por desafios e descobri que queria conhecer novas culturas e pessoas. Assim, procurei prestar universidades de ponta, não só no Brasil, como também nos EUA. E Yale, Columbia, Cornell e New York University estavam dentre as melhores no ranking mundial. Ao mesmo tempo, tive o incentivo do Mater e da Fundação Estudar, que me apoiaram em todo o processo de application”, explica Luis.

  Entre as inúmeras medalhas de Luis, algumas são: medalha de ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) 2011, 2012 e 2013; medalha de ouro na OBF (Olimpíada Brasileira de Física) 2011 e 2012; medalha de ouro na OPF (Olimpíada Paulista de Física) 2011 e 2012; medalha de ouro na OQSP (Olimpíada de Química SP) 2012 e 2013; medalha de ouro na Canguru Matemático sem Fronteiras 2012 e 2013; entre outras. Foi selecionado para as seletivas de olimpíadas internacionais em Química, Física e Astronomia,  com medalha de prata na OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica) 2012, na Colômbia,  e medalha de prata na IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) 2013, na Grécia. Em setembro de 2013, esteve na República Dominicana, na XVIII Olimpíada Ibero-Americana de Física, representando o Brasil, e trouxe a medalha de ouro.

  Depois de tantas conquistas, Luis quer se formar físico em Yale, mas ainda busca o complemento para a bolsa de US$ 46 mil anuais que já conseguiu da própria universidade, já que o curso custa US$ 68 mil anuais.

  “Escolhi Yale porque é uma das melhores universidades do mundo (entre as três melhores) e possui uma grade curricular mais ampla e variada, abrindo possibilidades de uma formação acadêmica completa”, explica.

  Para o colégio, o orgulho é imenso, uma vez que o objetivo é apoiar, incentivar e estar lado a lado na vitória de cada aluno.

  De acordo com a coordenadora pedagógica geral, Margaret Toba, são poucos os alunos que aceitam desafios e não desistem a cada obstáculo. E são poucos os pais que enfrentam seus medos e conseguem assumir uma postura corajosa de criar seus filhos para o mundo. “O Luis e sua família são assim. Conseguiram chegar a um objetivo grandioso porque acreditaram na possibilidade e ouviram todos os conselhos relacionados a isso. Assim como ele foi um aluno que abriu muitas portas para o Mater, também posso dizer que ele contou com o apoio e a ajuda do colégio para tudo, desde as olimpíadas, como também para os applications e viagens necessárias. No final, o resultado foi alcançado porque ele soube aproveitar tudo o que a escola oferece e nós soubemos dar asas para quem desejava voar”, explica.

  Ainda neste mês, Luis viaja para os Estados Unidos para conhecer o campus de Yale, em New Haven. Em agosto, ele iniciará o curso.