Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) desenvolveram geradores termoelétricos muito leve para serem usados em vestíveis. Os geradores convertem o calor do corpo (energia térmica) em eletricidade (energia elétrica) em quantidade suficiente para alimentar dispositivos eletrônicos em vestíveis (wearables).

 

Foto: Universidade Estadual da Carolina do Norte
Foto: Universidade Estadual da Carolina do Norte

 

O novo gerador termoelétrico para vestíveis se baseia na diferença de temperatura entre o corpo e o ar ambiente. Esse princípio é fundamental para a operação deste tipo de dispositivo. Energia só pode ser obtida em processos térmicos se houver diferença de temperatura.

O rendimento ainda é baixo, com uma produção de energia de apenas 20 uW/cm2 , mas tem a vantagem de não precisar de dissipador de calor e ser muito leve, segundo os pesquisadores.

O gerador é feito com um material condutor térmico que fica em contato com a pele e dissipa o calor gerando energia elétrica. Mais informações podem ser obtidas no artigo completo no site da universidade em: https://news.ncsu.edu/2016/09/wearable-teg-heat-harvesting-2016/