Conforme descrevemos em outro artigo desta série, os nanotubos de carbono consistem numa grande promessa de aplicações em eletrônica. Assim, além dos nanotubos que podem penetrar nas células e medir potenciais elétricos em seu interior, agora, os pesquisadores da Universidade de Illinois (USA), anunciam a elaboração de transistores com nanotubos e a elaboração de rádios completos usando a nanotecnologia. Veja nesse artigo como isso é possível.

Obs: este artigo é de 2008

 

Os nanotubos de carbono estão abrindo uma enorme gama de aplicações em eletrônica, pelas suas propriedades principalmente elétricas. Assim, o professor John Rogers, professor de Ciência dos Materiais e Engenharia da Universidade de Illinois, anunciou recentemente a elaboração de rádios usando transistores de nanotubos, com a estrutura mostrada na figura 1.

 

 


 

 

 

Os nanotubos são estruturas de carbono que montadas na forma indicada pela figura possibilitam a coinstrução de transistores de RF com as mesmas características dos transistores convencionais de silício e outros materiais semicondutores. Esses transistores podem ser usados tanto com sinais analógicos como digitais de alta velocidade.

 

O Prof. John Rogers, em documento publicado pela National Academy of Sciences descreve a construção completa de um rádio com nanotubos de carbono.

 

 

Figura 2
Figura 2

 

 

O importante, segundo o Prof. Rogers, é que os transistores com nanotubos apresentam diversas propriedades elétricas que os tornam superiores aos transistores de silício. A elaboração de tais transistores só se tornou possível graças a uma nova técnica de crescimento desenvolvida por Rogers e seus colegas da Universidade de Illinois. Essa técnica possibilita o crescimento de conjuntos horizontais de dezenas ou centenas de nanotubos de carbono, os quais passam a funcionar como um semicondutor nas quais as cargas podem se mover independentemente dentro de cada nanotubo.

Esses conjuntos de nantubos que formam os componentes semicondutores podem ser integrados em dispositivos eletrônicos utilizando-se as mesmas técnicas convencionais de fabricação de chips. Os rádios baseados nessa nova tecnologia podem ser do tipo heteródino, contendo uma antena ativa ressonante, dois amplificadores de RF e um amplificador de áudio, todos baseados em nanotubos. Os fones de ouvido podem ser ligados diretamente na saída de um transistor de nanotubo.