Se existe um eletrodoméstico indispensável em nossa cozinha nos dias atuais ele é o forno de micro-ondas. No entanto, este eletrodoméstico utiliza uma tecnologia que ainda permanece a mesma desde sua criação durante a segunda guerra mundial em 1945. Novas tecnologias, entretanto, estão sendo criadas para uma nova geração de fornos eletrônicos, tornando completamente obsoleto o velho forno de micro-ondas que ainda temos em nossas casas.

Os fornos comuns de micro-ondas se baseiam na emissão de um sinal de frequência fixa produzido por uma válvula magnetron (veja no artigo ART580) num circuito básico como o da figura 1.

 

Figura 1 – Circuito básico de um forno de micro-ondas
Figura 1 – Circuito básico de um forno de micro-ondas

 

No entanto, as válvulas magnetron tem uma série de desvantagens que as torna limitadas e que exigem uma nova tecnologia mais eficiente para este tipo de aplicativo.

As válvulas magnetron desperdiçam muita energia, são grandes demais e ainda operam apenas numa frequência fixa.

Isso significa que num forno comum, além de termos um desperdício de energia, o componente básico é apenas do tipo liga-desliga sem controla algum da emissão, que poderia ser modificada em função do tipo de alimentação que está sendo preparado.

Um forno “inteligente” poderia escolher não apenas a potência a ser aplicada, como ocorre hoje, mas muito mais como, por exemplo, comprimentos de onda mais apropriados para o alimento preparado e até mesmo a possibilidade de se trabalhar com alimentos de diversos tipos ao mesmo tempo.

 

Figura 2 – Uma válvula magnetron
Figura 2 – Uma válvula magnetron

 

Com a possibilidade de podermos contar em nossos dias com semicondutores de RF de baixa potência, que apresentam características muito mais vantajosas do que as válvulas magnetron, já se pode pensar em fornos de micro-ondas inteligentes, como o da figura 3, sugerido como conceito pela NXP.

 

Figura 3 – Conceito de forno do futuro pela NXP  (Imagem Mouser Electronics)
Figura 3 – Conceito de forno do futuro pela NXP (Imagem Mouser Electronics)

 

Com a possibilidade de se escolher não apenas a potência, mas também os comprimentos de onda que combinados forneçam o melhor preparo do alimento, teremos um conceito totalmente novo para o forno de micro-ondas.

A própria dimensão reduzida dos semicondutores possibilitará uma montagem mais compacta e consequentemente a criação dos fornos portáteis, se bem que a potência envolvida pelo menos por enquanto ainda continue alta.