Sabemos que sons e ultrassons podem espantar pássaros e pequenos roedores, afastando-os de silos, lavouras e outros locais em que eles não sejam desejável. Já fomos procurados para saber se é possível fazer o mesmo com um LASER e até então não havia uma resposta para isso. Veja neste artigo o que pesquisadores americanos descobriram .

MA110S

Certamente os sons e ultrassons de alta potência incomodam pássaros e pequenos roedores que se afastam do local de sua emissão e isso já tem sido usado em eficientes espantalhos. No entanto, não são tão eficientes assim.

Podem ocorrer situações em que estas soluções não podem ser usadas. Por exemplo, um ultrassom pode tanto espantar os roedores que reviram seu lixo como também incomodar (e muito) seu cãozinho o gato, caso em que a soluções não deve ser adotada.

 

Figura 1 – Um espantalho eletrônico ultrassônico – imagem da internet
Figura 1 – Um espantalho eletrônico ultrassônico – imagem da internet

 

Uma ideia que já passou pela cabeça de alguns é usar o laser para espantar animais. A ideia pode parecer boa, mas como fazer isso.

Começamos pelo fato de que o laser precisa ser focalizado, e isso não é muito simples. A segunda está no fato de que o laser vermelho comum, que já foi testado, para não incomodar muitos os animais que, em alguns casos, simplesmente ignoram a sua presença.

No entanto, um estado feito por pesquisadores da Universidade de Cornell e de Rhode Island pode significar um novo recurso para espantar pássaros das lavouras, uma solução totalmente ecológica, pois não há emissão de produtos ou radiação que possa ser prejudicial ao meio ambiente.

O que os pesquisadores constataram é que os corvos são os principais responsáveis pelas perdas nas lavouras de milhos dos Estados Unidos, chegando a afetar até 75% da produção, segundo se constatou.

Muitas alternativas para espantá-los foram tentadas como canhões de propano, balões brilhantes, produtos químicos, armas e até mesmo espantalhos infláveis dançando com os usados em promoções comerciais. No entanto, os resultados não foram os esperados.

Segundo notícia publicada na Internet, a professora Rebecca Brown (Universidade de Rhode Island) que estuda o problema e testou o Laser comenta que se trata de uma solução que está se tornando cada vez mais acessível, pois os Lasers semicondutores verdes estão se tornando baratos.

As pesquisas mostraram que simplesmente apontar um laser pointer para as aves não dá os resultados esperados. As aves parecem ignorar a fonte de luz e ela não deve ser vermelha.

O que os pesquisadores descobriram é que se deve movimentar um laser de modo a varrer a plantação na altura das espigas. Os pássaros parecem interpretar a fonte de luz como um objeto que se aproxima e rapidamente deixam o local.

Na foto da URI a pesquisadora Rebecca Brown com seu espantalho a Laser.

 

Figura 2 - Foto da URI (Universidade de Rhode Island) - https://today.uri.edu/news/uri-researcher-laser-scarecrows-successful-at-keeping-birds-from-eating-sweetcorn/
Figura 2 - Foto da URI (Universidade de Rhode Island) - https://today.uri.edu/news/uri-researcher-laser-scarecrows-successful-at-keeping-birds-from-eating-sweetcorn/

 

O dispositivo varre a plantação com feixes de laser verde com um alcance que permite cobrir uma área da ordem de alguns alqueires.

Não sabemos se existe pesquisa semelhante em nosso país, mas seria importante estudar que tipo de praga pode ser espantada com um equipamento desse tipo.

Um novo produto de grande aceitação na agroindústria certamente poderia ser desenvolvido pelos makers. Pesquisando no site da Mouser Electronics encontramos Laser Verdes que podem ser úteis a um pesquisador.

Visitem: https://br.mouser.com/Search/Refine?Keyword=green+laser

Na página file:///C:/Users/Newton%20C.%20Braga/Downloads/PLT5%20510.pdf, por exemplo, temos o PLT5510, um Laser verde da Osram em invólucro TO56 com potencia de saída de 10 mW que poderia ser interessante num trabalho de pesquisa.

 

Figura 3 - O PLT5510 da Osram vendido pela Mouser
Figura 3 - O PLT5510 da Osram vendido pela Mouser