Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos Lima Carlos.

 

 

Projetos

 

Storage de rede com Raspberry Pi

Um dos projetos interessantes que você pode fazer com uma Raspberry Pi é um Network Attacched Storage (NAS) para guardar os seus arquivos. Embora no link só exista a parte de configuração de software no Raspberry Pi ele é excelente pra quem está começando e barato em relação aos modelos disponíveis no mercado. Lembre-se de que uma Raspberry Pi custa 35 dólares lá fora.

 

Matriz de Leds RGB imitando relógios Nixies


| Clique na imagem para ampliar |

 

Eis um projeto interessante para quem gosta de trabalhar com LEDs. Os tubos Nixies foram populares no passado e muitos relógios e dispositivos de alimentação vintage são acessórios para quem gosta do assinto. Com um pouco de trabalho, utilizando uma matriz de LEDs de 64 por 64 controlada por ESP32 com 16 bits para representação de cores. No video abaixo há uma demonstração de como tudo isso funciona!

[Inserir o video](https://youtu.be/FZR7EjD4_L4)

 

 

Projetando uma casa inteligente com Raspberry pi 

O autor nesse link projeta um pequeno desenho de alguns acessórios inteligentes utilizando uma Raspberry Pi, software para programação em celular (android) e sensores para fazer os itens inteligentes da casa como um refrigerador inteligente. Através de uma célula de medição de massa, ele calcula a quantidade de um determinado produto, ovos por exemplo, e quando está abaixo ele envia uma mensagem de alerta ao dono dizendo que o estoque está baixo. O projeto possui ainda display LCD para configuração do gadget através de botões (push-buttons) e um LM35 para monitorar a temperatura da geladeira!

 

 

 

Tecnologia e Cultura

Plotter Window Message 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Estamos vivendo em uma era onde a interação com as outras pessoas tem sido bastante restritas devido a questões sanitárias em relação ao COVID-19. Um dono de uma loja em Berlim teve uma ideia bastante inusitada: fazer um plotter interativo para os usuários que passam em frente a sua loja. Através de um QR Code na vitrine, o usuário que o escaneia acessa uma página web em um ESP8266 podendo deixar uma curta mensagem que será impressa pela plotter num rolo de papel em tamanho que o usuário pode ler. Você pode conferir o resultado no vídeo abaixo!

[Inserir aqui o vídeo](https://youtu.be/kLdgUGQdG5c)

 

 

O crescimento da inteligência artificial e seus impactos

Esse interessante artigo traz uma visão sobre as aplicações de inteligência artificial no mundo atual. Os adventos atuais como a internet das coisas (IoT), Big Data, Cloud Computing e outras tecnologias que vem dando suporte necessário para que aplicações e pesquisas concorram ao mesmo tempo. No passado, quando o conceito de AI foi explorado, o custo computacional era caro e o hardware existente era limitado.

Embora esteja no inicio de uma massificação, a inteligência artificial está longe de penetrar todos os campos. Atualmente em diagnósticos por imagem, chatbots, conversão de voz em texto e vice versa, entre outros, a inteligência artificial faz uso basicamente de machine learning (aprendizagem de máquina). O que você acha que acontecerá num futuro próximo com a inteligência artificial?

 

 

Como os leds são utilizados no setor de saúde

 


 

 

A massificação dos LEDs juntamente com a melhora de sua tecnologia em relação a potência e luminosidade permitiu sua evolução a ponto de ser utilizado em diversas aplicações no setor de saúde. Iluminação cirúrgica, iluminação de endoscópios, tratamentos com iluminação, terapia fotodinâmica entre outros.

Novas pesquisas com leds incluem até um dispositivo para crescimento capilar com base em foto estimulação. Cada vez mais o led estará presente em sua vida!

 

Extras

Concurso com 555

Esse é um daqueles concursos em que o pessoal faz miséria com um 555. Se você é um entusiasta vale a pena entrar e conferir os projetos e ver o quão versátil pode ser esse circuito.

 

 

Leitura da Semana

O poder do hábito – Charles Duihhig

Como uma rede de supermercado pode melhorar suas vendas através de marketing direcionado? Como um hábito pode se tornar rotina? Como uma empresa como a Starbucks diminuiu a rotatividade de seus quadros? E como o exército americano conseguiu diminuir confrontos e reduzir a violência em guerras?

Esse livro aborda a questão do hábito de uma forma simples e direta. Com uma abordagem clara, mais de 500 mil exemplares vendidos no Brasil, o autor ilustra através de exemplos como os hábitos podem mudar a vida. Além das perguntas acima serem respondidas com a leitura algumas outras situações interessantes. Que hábito a prática de eletrônica ensinou a você?